terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estamos iniciando nossa colaboração no Esporte na Net no Blog do Papito98, buscando informações que dizem respeito à Cultura ligada ao mundo dos esportes. Esperamos que os internautas venham acessar este Blog e nos ajudar a fazer uma página que seja recheada de informações culturais, dicas e curiosidades.

CURIOSIDADES ESPORTIVAS:

A origem do futebol de salão
Duas versões contam a origem do futebol de salão. Uma delas diz que o jogo foi criado por volta de 1940 na Associação Cristã de Moços em São Paulo. O esporte foi transferido para as quadras cobertas de basquete e hóquei devido à dificuldade de encontrar campos livres para a prática. Inicialmente, as equipes eram compostas por seis ou sete jogadores e as bolas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada. Porém, já que quicavam muito, tiveram seu tamanho reduzido e o peso aumentado, motivo pelo qual se chamava o jogo de "esporte da bola pesada".No início, jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. A outra possível origem remonta a 1943, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai, , pelo professor Juan Carlos Ceriani onde o esporte foi chamado de indoor-foot-ball.
 Fontes: Federação Gaúcha de Futsal e Futsal Brasil

*** A FIFA entidade que regulamenta o Futebol Mundial, reúne hoje em dia mais de 190 Nações e cerca de 30 milhões de praticantes.
*** João Havelange Ex- Presidente da FIFA, foi campeão Carioca, Paulista, Brasileiro e Sul-americano de Pólo Aquático.


Dica:
LIVRO - Atletas Geneticamente Modificados
Autora – Andy Miah
Publicação – Phorte Editora
Sinopse:
Em uma análise provocativa da ética e dos valores humanos esportivos, Atletas geneticamente modificados imaginam o admirável mundo novo do esporte. Examinando este novo problema ético em um momento crucial de sua teorização, o livro questiona a pedra fundamental das éticas esportiva e médica, perguntando se as autoridades do esporte podem, ou mesmo devem, protegê-lo da modificação genética.
O livro traz lado a lado estudos do esporte e bioética para desafiar nossa compreensão acerca dos valores que o definem. Sem afirmar que “tudo é permitido” na intensificação da performance esportiva, atletas geneticamente modificados argumentam que é importante ser humano no esporte, mas que a modificação genética não tem de pôr à prova essa qualidade.

Dia do Profissional de Educação Física
E como não poderia deixar passar esta data em branco, minha mais sincera homenagem a estes profissionais pelo transcurso de seu dia (01/09/08) e também a minha esposa Marta que é Profissional de Educação Física na E.E.E.F. Lindolfo Silva.


Estes profissionais estão participando na quarta-feira dia 10/09/08, em Santa Maria dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) com os seguintes alunos e suas respectivas modalidades:
- E.E.E.F. Lindolfo Silva:
Aluno – Calvin Ferreira da Rosa
Modalidade – Arremesso de Peso Infantil
Professora – Marta Cassol Turcato
- E.E.B. Pe. Benjamim Copetti:
Aluno – André Marion
Modalidade – 150 m rasos
Professor – Alécio Fabiano Marion
- E.M.E.F.Espírito Santo:
Aluno – Renan Machado
Modalidade – Arremesso de Peso Mirim
Professora – Luciana Zuchetto Peil
-E.M.E.F. Seomar Mainardi:
Aluno – Denise Rabuske
Modalidade – Salto em distância
Professora – Márcia Simionato

Saudações também a todos os Médicos Veterinários pelo transcurso de seu dia 09/09/08

*** O desfile cívico no município de Sobradinho foi muito bonito, tendo como tema a Cultura e a Arte bem representadas pelas Escolas e Entidades, sendo motivo de orgulho para a Região. E como patrimônio Cultural e Esportivo a nossa principal Entidade Esportiva a Associação Esportiva Sobradinho, este ano desfilando com a Escolinha das Meninas um sucesso total. Parabéns!
Toda Semana estaremos colocando informações neste Blog para que você fique ligado no mundo do esporte que também é cultura. Deixe um comentário sempre que possível isso ajuda e muito. Um abraço a todos e até mais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Visita:

http://elindioentiemposmodernos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Grande "tacada" do Blog, parabéns e Bem vindo Dr. Luky. Com certeza vamos aprender muito sobre a essência do esporte e entender um pouco mais o seu significado.
Vai que é tua Luky!

Anônimo disse...

Excelente a contratação feito por este blog. Somando ainda mais com esse timaço.

Anônimo disse...

é isso aí contrataram um zagueiraço pro blog q tal seu luki em!!!!!! Gostei da reportagem do gremio la em baixo em é isso luki......

Anônimo disse...

Parabéns a Sobradinho pela iniciativa e, em especial ao compadre Lucky por aceitar o desafio de unir esporte e cultura.
Em Pato Branco, PR, estamos ligados no Papito98.