terça-feira, 16 de setembro de 2008

Caminhando e cantando...


Por Iboré Trindade

Conheça os benefícios e os principais cuidados que se deve ter na hora de praticar o esporte mais democrático do mundo: a caminhada.

Porque fazer caminhada?
Talvez o que explique o fato de tanta gente fazer caminhada seja a facilidade de praticar a atividade. Não é como na maioria dos esportes, em que precisa arranjar adversários, um local ou equipamentos específicos. Basta se dedicar a fazer o que já se faz no dia-a-dia, com algumas precauções e em um ritmo um pouco mais acelerado. E se as facilidades são muitas, os benefícios também.
Diminuir o stress, a tensão, a ansiedade. As pessoas podem até não caminhar por isso, mas certamente esse é um de seus resultados diretos. Andar por aí ajuda a melhorar a auto-estima, reduz a chance de problemas de depressão, pois melhora o humor. Isso porque estimula a liberação de endorfina, uma substância que traz a sensação de alívio e bem-estar. As vantagens são muitas e por isso muitos programas, como um desenvolvido pelo Senac, recomendam a caminhada. De acordo com os especialistas, em 15 minutos, a uma velocidade média de 3 quilômetros por hora, uma pessoa de 45 quilos pode queimar até 35 calorias. Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas certamente a caminhada é uma das mais indicadas práticas para quem quer emagrecer.
Caminhar é uma boa forma de melhorar a circulação sangüínea, e consequentemente a atividade do coração. Assim, diminui os riscos de problemas cardíacos em seus praticantes. Bom para o coração, bom para o pulmão. A atividade diária ajuda o órgão a aumentar sua capacidade de absorção de oxigênio.
Para qualquer parte do corpo para que se olhe, vê se um benefício da caminhada. E é exatamente por isso que a atividade é a mais recomendada, entre os exercícios aeróbicos, para adultos saudáveis, incluindo idosos e pacientes portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue.
Principais cuidados:
Faça alongamentos,beba água antes e depois,caminhe de 3 a 5 vezes por semana pelo menos por 30 minutos, use roupas leves,faça uma avaliação médica,use um tênis adequado.
Onde praticar caminhadas em Sobradinho: O melhor local é o parque da fejão , em contato com a natureza. Na pista atlética ou pelos caminhos entre as árvores.

Nenhum comentário: