sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Comentário do Idelfonso Barbosa


Municipal
Todos os elogios serão pouco para a dupla Roberto Martins e Milton Roberto Setti, que consegue organizar e fazer existir o Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Sobradinho, e, como se não bastasse, os dois volta e meia afirmam, embora todos os obstáculos que sempre surgem pelo caminho, que ainda é possível melhorar. Há informações que apenas Sobradinho mantém vivo no Centro Serra o Campeonato Municipal. E, quem esteve no último sábado no Estádio Tiradentes por ocasião da partida final desta competição, acredito que tenha entendido melhor o porquê do futebol de campo estar gradativamente desaparecendo.
Ouve quem apontou no transcorrer do jogo as idades de quatro atletas que estavam naquele momento atuando por uma das equipes envolvidas que, somadas, resultaram em dois séculos de vida e de experiência do quarteto em questão. Foi constatado ainda que, além dos veteranos aqui de Sobradinho, havia em campo também atletas experientes de outros municípios da região, ficando muito claro que apesar de todos os esforços com relação às escolinhas existentes – que por sinal fazem um trabalho extraordinário, proporcionando ocupação sadia para a meninada – os adolescentes quando da transição para a condição de adultos, em sua maioria absoluta, se ocupam das mais diversas maneiras, mas, infelizmente, pouco com o futebol, quer seja de campo quanto o futsal, interrompendo o ciclo que deveria ser natural, causando danos a estas modalidades.

Vera Cruz
Parabéns pelo título conquistado e, principalmente, por se manter em atividade, não obstante todas as dificuldades que sempre se apresentam aos que se dignam a participar de qualquer tipo de competição, essencialmente quando se trata de esporte coletivo. Apesar de todas as “intempéries”, o velho Vera Cruz de “guerra” continua acumulando títulos no futebol de campo. Sou do tempo que o clube do bairro, que lhe empresta o nome, passou a ser tratado carinhosamente apenas por Vera, bastava o time ter compromisso no final de semana que na segunda-feira os menos avisados haveriam de perguntar: qual foi o placar do jogo do Vera? E assim por diante até os dias de hoje, onde a paixão que ainda existe bate de frente com o tempo, até porque muitos colaboradores e torcedores históricos do Vera não estão mais conosco e aqueles que resistem, sabemos, são em número reduzido, o que torna de maneira inevitável a “carga” um tanto mais pesada. Também por isso, parabéns E. C. Vera Cruz!

Santo André
Segundo colocado no Municipal de Sobradinho, que também é digno do nosso reconhecimento. E. C. Santo André, que além de ter chegado à partida final com reais possibilidades de se tornar campeão, ainda levou o troféu de equipe mais disciplinada da competição. Atributo, para quem preza pelo fair-play, tão importante quanto o de ser o melhor time entre os participantes. Aliás, na verdade, é também um campeão o Santo André, primeiro colocado no campeonato daqueles que jogam, e que normalmente deixa o adversário jogar, permitindo com isso que o escore seja conseqüência apenas da produtividade dos envolvidos na partida, sempre praticando na maior parte do tempo o chamado jogo limpo. Parabéns Santo André, acima de tudo pelo troféu Disciplina!

Positivo da Semana
A Unisc/Sicredi/Associação Sobradinho, mais viva do que antes, ter executado com êxito a obrigatória “Lição de Casa”.
Negativo da Semana
Que nove pontos na tabela poderá não significar a obtenção do “passaporte” à terceira fase do Estadual Prata de Futsal.

Nenhum comentário: