terça-feira, 23 de setembro de 2008


DICAS:
Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola
Publicação da Autores Associados
Autor: Francisco Eduardo Caparroz
O livro de Caparroz é um marco, no plano da educação física, da inflexão que também está presente no plano da discussão pedagógica brasileira: apresenta os limites das análises sociológicas e históricas que derivam os movimentos no interior da escola da dinâmica macrossocial e indica a necessidade de mergulhar no cotidiano das escolas, recuperando a importância dos fazeres dos sujeitos concretos não só para o entendimento do que efetivamente vem acontecendo na educação física e educação brasileiras, mas também para neles ancorar as possibilidades de transformação.
Valter Bracht
Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo
(trecho extraído do Posfácio)

VENCEDORES E DERROTADOS
A melhor prova de sermos vencedores, foi dada lá na distante China nas Para olimpíadas, onde seres humanos teoricamente limitados, em suas aptidões físicas, nos deram um exemplo de superação. Quebraram o recorde de medalhas 47 no total, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze e os jogadores cegos ou limitados de visão, ganharam pela segunda vez o ouro olímpico no futebol.

- Um vencedor sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
- Um derrotado sente-se vítima perante a adversidade.


Enquanto isso na Olimpíada dos “normais”, estes não corresponderam aos patrocínios e gastos fenomenais investidos na preparação do maior contingente de atletas que o Brasil levou até a última olimpíada e ainda com direito ao fiasco monumental de nossa seleção canarinho. Que vergonha para os nossos atletas, chamados craques da bola. O pensamento é somente euro ou dólares, pouco importa se uma nação inteira está torcendo pela honra e o orgulho do País. Que mundo é esse em que os valores morais e éticos estão sendo superados pelos valores monetários!

- Quando um vencedor comete um erro, diz: “Enganei-me”, e aprende a lição.
- Quando um derrotado comete um erro, diz: “A culpa não foi minha”, e responzabiliza terceiros.


No quadro geral de medalhas relacionando a Olimpíada e a Para olimpíada, “os normais”, ficaram em 23º e “os deficientes”, obtiveram o 9º lugar, entrando para o seleto grupo dos 10 melhores do mundo.
No futsal, que a nossa Associação Sobradinho enfrente todas as adversidades de cada partida e, que em superando, nos orgulhe como torcedores e mantenedores de uma tradição que vem mantendo o nome da região como um dos representantes de maior história no Futsal Gaúcho. Na primeira partida realizada fora de casa, conseguiu um empate em 3x3 frente a equipe do América de Tapera, conquistando um ponto precioso, pois jogará as próximas duas partidas em casa.

- Um vencedor enfrenta os desafios um a um.
- Um derrotado contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.


A dupla GRENAL de maneira diferente buscou seu objetivo.
O INTER em casa obteve um excelente resultado frente ao Vitória da Bahia, vencendo o jogo com um Gol de pênalti, mas o que importa mesmo são os três pontos conquistados rumo ao tão sonhado G4.
O GRÊMIO fora de casa empatou com o Atlético Paranaense 0x0 na Arena da Baixada, considerando o momento não foi um bom resultado, pois ficou a um ponto do segundo colocado, o Palmeiras.

- Um vencedor respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
- Um derrotado diz: “Não sou tão mau assim; há muitos piores do que eu”.


Cada um de nós pode contribuir no seu dia a dia, com pequenas coisas e atitudes, que venham somar com o engrandecimento de uma nação, no estado ou no seu município. Nas eleições que estão se aproximando de seu derradeiro final, que a vitória seja comemorada de uma forma pacífica e sem ofensas aos adversários. Que todos ganhem, pois um negócio só é bom, quando todos saem beneficiados. Respeitar para ser respeitado. Quando assumir o novo Prefeito e demais vereadores, que todos possamos ajudar a construir um Sobradinho melhor.

- Um vencedor é parte da solução.
- Um perdedor é parte do problema.


TRADIÇÃO GAÚCHA QUE SE RENOVA



A Semana Farroupilha em nosso município foi comemorada com bastante intensidade. As escolas fizeram uma programação toda especial, inclusive com uma gincana que em um determinado momento, trouxe pessoas de nossa comunidade, que tem na arte da música o melhor referencial para homenagear este dia tão especial para nós Gaúchos. Foi o caso da E.E.E.F. Lindolfo Silva que reuniu, um número grande de artistas da música que animaram os alunos e professores do educandário, as equipes do turno da manhã e do turno da tarde.

*** Que a Semana Farroupilha transcorrida, perpetue a chama do Tradicionalismo Rio Grandense, pois ser Gaúcho não é condição, é estado de espírito.

*** Parabéns a Patronagem do CTG na pessoa do Arlei Scota e sua equipe, que conseguiram manter o ideal Farroupilha em todas as programações executadas.

*** “Povo que não tem virtudes, acaba por ser escravo”.

*** “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excente meu caro Luciano este texto feito sobre Vencedores e Derrotados e muito válido cultivar nossas
tradições Gaúchas com estes comentários e informações sobre a Semana Farroupilha.
Pessoal continuen acessando o blog,tenho certeza que vcs vão aprender muito mais com estes Colunistas.