sábado, 21 de fevereiro de 2009

Quaresma: Surpresas poderão acontecer

O arbitro Carlos César Quaresma é o entrevistado do blog desta semana. Quaresma iniciou sua carreira em 1986, apitando no SESC e em 1992, após fazer um curso na Federação Gaúcha, passou a fazer parte desta entidade, e desde 1998 é arbitro do quadro da Liga Nacional de Futsal. Um dos árbitros mais influentes do Estado, há 3 anos apita a final da Série Ouro e por 2 anos consecutivos foi escalado para apitar a final da Prata. Sua reputação foi coroada através do blog, em 2008 os internautas o elegeram melhor árbitro da Série Prata 2008. Calmo e tranquilo, Quaresma procura disciplinar a partida para que não gera violência com cartão vermelho para a agressão física e as vezes a própria agressão verbal tem que ser punida, que muitas vezes é ocasionada pelo próprio torcedor. Segundo o árbitro, dentro e fora da quadra todos devem se respeitar. Conheça um pouco mais de Carlos César Quaresma:
Uma alegria?
Minha esposa Jaira e meus filhos: Maria Claúdia (17 anos), Maria Luíza (11 anos) e Gabriel (1 ano).
Um time?
De carteirinha, São José de Porto Alegre.
Uma tristeza?
Os que falam mal dos outros, sem conhecerem o caráter e a integridade das pessoas, muitas vezes tirando conclusões precipitadas e prejudicando na vida profissional, inclusive com relação a arbitragem.
Uma decepção?
Ter ficado de fora em 2001, nas eliminatórias pela Taça Brasil, no Rio de Janeiro, por que uma outra federação (Pernambuco) pagou as passagens para outro árbitro. Era início de minha carreira e foi uma opção deles, me decepcionou muito.
Futsal hoje?
No nosso Estado a competição precisa de sangue novo. A cada ano diminui o número de clubes, precisa oxigenar para ficar mais atrativa. Alguém que venda o campeonato para ter recursos para as equipes, a exemplo do Gaúchão. Uma boa competição atrai o patrocinador 
Série Bronze?
A categoria não poderia ter ficado de fora, atrai torcedores e movimenta uma comunidade com os clássicos e sendo regionalizada, elimina custos. Torço para que ela volte. Este ano pode ocorrer surpresas e uma delas é o retorno do Ipiranga de Erechim, caso se confirme a Bronze.
Prata e Ouro?
O ideal seria duas séries, como era antes, divisão especial e primeira divisão. Mas não tendo equipes, faz uma só com jogos o ano inteiro e não pode ter essa pausa de 40 dias, como aconteceu em 2008. Fica dificíl explicar para o patrocinador, que investe no clube e gera uma expectativa de retorno.
Torcida?
Torcida é fundamental, só que tem que ter a consciência que o árbitro dentro da quadra é um ser humano, vai acertar e errar. Então é preciso ter o respeito dos torcedores e dos atletas em quadra, para um bom andamento do jogo.
Imprensa?
Importante para que tudo se realize. Se não divulgar não haverá repercussão.
Destaque 2008?
Orgulho, satisfação de ver o trabalho reconhecido e a alegria de saber que o trabalho esta sendo bem feito.
Federação Gaúcha?
Me proporcionou a conhecer o Estado e viajar por todo o Brasil, e abriu as portas para que eu fosse reconhecido.
Associação com futuro incerto?
Uma pena, uma equipe tradicional, há mais de 30 anos disputando o futsal, não pode ficar de fora. O torcedor e a comunidade têm que se mobilizar para manter a participação e valorizar o trabalho já feito, e continuar destacando a cidade de Sobradinho.
Copa Verão de Futsal?
Competitiva, bonita, atraente, torcedor lotando o ginásio e a capacidade de reunir equipes qualificadas e jogadores que conheço de todo o Estado.
Um sonho?
Encerrar meu ciclo, apitando uma final da Liga.
Para encerrar...
Agradeço as palavras de carinho e a recepção em Sobradinho e desejo a todos um bom campeonato e um ótimo ano a todos.

Nenhum comentário: