sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Comentário do Idelfonso Barbosa

Covardia
Em 1995 “estive” presidente da Associação Esportiva Sobradinho, e, na primeira reunião com os demais diretores que me acompanhavam à época, ficou determinado que viéssem reforços de outras regiões do Estado.
Antes de iniciar aquela temporada, já contávamos com seis atletas “estrangeiros” integrados ao plantel, além do treinador, professor Leonardo Colvero, que viera de Santa Maria.
Nenhum deles esteve por aqui apenas pelos olhos lindos de um ou outro dirigente. Todos prestavam seus serviços, e obviamente que, por isso, eram remunerados, da mesma forma que já havia ocorrido em temporadas anteriores.
Agora, convenhamos, alguém ter a “coragem”, mesmo de maneira anônima, de vir a público afirmar que na Série Prata 2008 quase metade das equipes participantes eram semi-amadoras beira o ridículo, quando sabemos que esta categoria é, no mínimo, semi-profissional.
Todos sabem também que o único time que participou de maneira absolutamente amadora daquela competição – com atletas de finais de semana – foi o Bola na Rede de Porto Alegre. Os demais, a exemplo da equipe de Sobradinho, atravessaram a temporada as voltas com a folha de pagamento dos seus respectivos contratados que treinavam diariamente em dois turnos, com uma ou duas exceções.
Também afirmar que a Associação deu vexame e que ganhar (conquistar o título) era obrigação como em 2006, ridiculariza os adversários da Prata 2008, e, além de ser uma colocação absurda, vem desmerecer, por tabela, as demais equipes que estavam naquele Estadual da Série Bronze, inclusive a ASSAF - Santa Cruz, com Fininho & Cia.
Quando se dá a entender que somente agora estamos super valorizando a Bronze, mais uma vez a verdade é deixada de lado. Eu, particularmente, a muito não canso de insistir na tese de que as diferentes modalidades por si só deveriam servir para a disjunção das equipes, de acordo com as possibilidades de cada uma, principalmente, observando a realidade econômica do município a que cada agremiação estará representando.
Ironizar a história do Patinho Feio - que, no meu entender, veio mais valorizar os adversários e o momento do que justificar qualquer situação, - também bate de frente com a criatividade de alguém que, naquela hora, estava externando o sentimento de uma comunidade inteira.
Dizer que estamos aqui a enganar patrocinadores com discursos ilusórios é, para não dizer outra coisa, desconhecer a história da Associação Esportiva Sobradinho. Aliás, história bem diferente da grande maioria das equipes do Rio Grande do Sul, uma vez que se trata de uma longínqua caminhada de mais de 32 anos, antecedida por um passado extraordinário, digna do respeito de todos, inclusive daqueles que se dão ao trabalho de dizer “verdades” sem a coragem de mostrar a cara.

Esclarecendo
Esta coluna, como é de conhecimento da maioria dos leitores do jornal Gazeta da Serra, toda sexta-feira é transcrita na íntegra no blog papito98.com, e, semana passada, ocorreu uma manifestação anônima em forma de comentário a respeito da crônica nela contida. Entendendo que aqui seria o melhor lugar para a réplica, apesar de toda a covardice do anonimato, para quem acompanhou o fato espero que as coisas estejam um tanto mais claras.

Positivo da Semana
A realização do 1º Torneio de Street Ball, evento que envolveu logo de cara 12 duplas e, aproximadamente, uma centena de expectadores. É o Anaro em ação!
Negativo da Semana
Sem dúvida, a tragédia ocorrida no interior de Lagoa Bonita do Sul, onde deveria ter acontecido apenas uma “amistosa” partida de futebol. Lamentar é pouco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Idelfonso. Depois de um tempo afastado estou de volta. E com uma profunda tristeza leio algo escrito por ninguém, sim um anônimo não existe. Ou estou enganado. Uma covardia sem tamanho. Pois sugiro que sem nome não se publique. O cara que escreve e não tem coragem de assinar, para mim tem medo de mostrar a cara, Porque? Não prova o que falou? Não é dele a opinião? Quer colocar fogo na fogueira? Diga ou Papito que não de espaço para estes caras covardes. Será de Sobradinho? Homem ou Mulher? Que venha a público, com nome , ajude com suas idéias, já que esta aí. Só erra quem faz. Isto não é coisa de bagual macho, é de marica. A Associação começou com meu LOS TERRIBLES,nos anos 60,70. Ou este elemento não sabe a história do nosso Futsal. Eu (Airton),Jaime Bernardy, Orlando Bernardy, Gilberto Possebom(corre), Agustinho Teleken, Léo Weber, Jurandir Linassi, Marcos Viana(Gralha) e tantos autros que temos uma baita honra e nos emocionamos ainda hoje quando vou ao ginásio ver um jogo do Estadual e me vejo ali na guadra jogando pela minha cidade que amo. Esta pessoa,anônima, não sabe o que é isto, nunca sentiu esta emoção, é um frustrado,talvez? Série Ouro,Prata ou Bronze, é o que menos importa, desde que se possa cumprir o compromisso que a cidade assumir com FGF. Pelo que sei isto sempre ocorreu com todos os Diretores,honestidade.Quanto a enganar os comerciantes, outro engano do sem cara, todos devem estar satisfeitos com o desenpenho da Associação ano passado, afinal suas marcas foram a semi final do certame, uma bela vitrine. Quanto ou despreparo da gente de Sobradinho, ele demonstra total desconhecimento do esporte, quem foi e é o que somos no Futsal do Estado não pode ser despreparado meu amigo(a) lutando com dificuldade, só com críticas e pouca colaboração, voces são Heróis. Eu já disse outra vez que o Amadorismo acabou , não se joga como no meu tempo, por amor, hoje se paga, ou apaga ,fecha as portas. Se o amigo(A)anônimo tem outra idéia, venha, junte-se com estes caras batalhadores pelo esporte, fale, assine, mostre a cara,contribua, vamos pensar juntos. Se tu amas tua terra,abraça esta causa. Se não por favor, fique quieto.Guarde tuas frustações para ti, não diga besteiras , participa e terás o direito de criticar depois. Lamentável meu amigo(a)a sua atitude, não és digno de ser chamado SOBRDINHENSE. Nesta terra onde eu nasci à 57 anos, não tem lugar para covardes , nossa tradição não comporta sujeitos como tu. Respeite teus Pais,Tios e Avós que fizeram desta terra o que ela é hoje. Sabe como? Com o FIO DO BIGODE como moeda. Cresça. Um Grande abraço Idelfonso, desculpe o desabafo. Parabéns meu Secretário, o municipio ganha um homen de bem em suas fileiras, sucesso. Airton Hamann Silva, com Nome e Sobrenome e se for necessário com endereço.

Anônimo disse...

Seja sempre bem vindo Airton!
Muito obrigado pelas tuas, sempre, coerentes observações...
Por um momento fechei meus olhos e te ví alí, na quadra de cimento do Clube Comercial, e, além daqueles que tu citaste, ví mais gente, muito mais gente...
Todos daqueles tempos que antecederam a Associação Esportiva Sobradinho...
Muitas vezes me pergunto: O que é mais bonito, a história da Associação ou os fatos que lhe antecederam? A vida toda vou carregar esta dúvida.
Quanta gente de alma pura -feito assim, um Airton- que sempre estavam a disposição em qualquer situação, pelo puro amor a camiseta, mas, sempre querendo em troca apenas o desenvolvimento, em todos os aspectos, da nossa Sobradinho.
Um abraço do tamanho do Centro Serra, até porque sabemos do amor e de todo o carinho que tens por nós...
Fique com a certeza que por aqui há um incontável número de pessoas que te amam e querem que estejas sempre bem!

Wagner disse...

justo desabafo! mas acho q tu nem deverias se prestar a isso, alguem q comenta anonimo, e não tem idéia de como funciona e qual a realidade do futsal gaucho não deve ser levado a sério! de fora é mto facil falar! um abraço Wagner, goleiro do bola na rede em 2008.