sábado, 14 de fevereiro de 2009

Com a palavra, professor Sandro Huning

O treinador que conquistou o maior título de futsal da região Centro Serra - campeão da Bronze de 2006, além do profissionalismo dentro das quadras, fica mais díficil ainda um adjetivo fora dela. Sandro Telmar Huning, o professor como é chamado pelos boleiros, de um caráter irrepreensível e um carisma contagiante conversou com o blog descontraidamente, abraçado no filho João Victor. Sandro iniciou sua carreira em 1997 no Guarani de Espumoso como praparador físico do adulto e treinador do infanto. Já em 98/99 treinou a equipe do juvenil do Guarani (Espumoso). No ano de 2000 assumiu como treinador da equipe da Associação Fortaleza dos Valos, na Série Bronze. Em 2001, foi treinador do Guarani(Espumoso) na Série Ouro; no ano de 2002 comandou a equipe do Salto do Jacuí, no ano seguinte esteve a frente da equipe do 25 de Julho em Arroio do Tigre, retornando para o Salto do Jacuí em 2004 e 2005. Em 2006 acabou sendo campeão da Série Bronze com a equipe da Associação Esportiva Sobradinho, permanecendo no comando até o início da temporada de 2007. Hoje, é treinador de uma das fortes equipes que participa da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal, no Ginásio do bairro Maieron em Sobradinho, além de manter na cidade do Salto do Jacuí uma academia e uma escolinha de Futsal: "Mini Craque" em parceria com o amigo Amaro dos Santos, nas categoria sub 10 e sub 12, contando com aproximadamente 40 alunos. Na área social, desenvolve um projeto para pessoas portadores de necessidades especiais desde 2004. Conheça um pouco mais deste treinador:

Uma alegria? Na vida pessoal, minha família e meus amigos que conquistei e como treinador sem dúvida o título da Bronze em 2006.
O título de 2006? Resultado de um esforço da comunidade, bem administrado pelos dirigentes com total apoio da imprensa escrita e falada e um grupo espetacular de jogadores.
O que motivou a saída em 2007? (me olhou atentamente, abriu um sorriso e lascou: "Tu, me arrebentava no final do jogo com aquelas perguntas. Tinha que ter jogo de cintura na quadra e depois para explicar o resultado, brincadeirinha") No momento o atleta precisava de mais ocupação, estavam ociosos, queriam trabalhar mais, mas eu não tinha tempo para assumir as 2 funções, de preparador e de treinador e também para não estragar a imagem de 2006, resolvi em comun acordo com a diretoria me desligar.
Imprensa? Sempre foi uma parceria nas horas difíceis apontando os erros e cobrando soluções e nas horas boas enaltecendo o nosso trabalho, fazendo o seu papel, na qual sempre tive boas relações.
Associação sem presidente? Lastimável, após mais de 30 anos de existência, não poderá desgastar a vontade de crianças e adultos de manter a alma da fiél torcida.
Futsal nos dias de hoje? A federação deveria se aproximar mais das equipes de pequeno porte, até mesmo nas questões de custos operacionais, sendo que todos os dirigentes são colaboradores e o amadorismo está justamente na diretoria, sendo que o jogador já é profissional e recebe para desempenhar a sua função. Quem sabe poderia adotar a fórmula dos clubes da Itália, onde a federação de lá profissionalizou o vínculo jogador/clube, quando somente o clube pode vender o seu atleta, da maneira que melhor convier, tornando lucrativo a parceria também para os dirigentes. Aqui só quem ganha com transferência de atletas é a federação.
Uma mágoa? O Futsal não ser reconhecido como esporte olímpico.
Um medo? (com um sorriso no rosto) O Laerson (parceiro do blog e assistente técnico do treinador) tomar o meu lugar de treinador neste torneio. Bem que ele tá tentando, pois já está dando uns pitaco na equipe.
Copa Verão? Mantém acesa a esperança da continuidade do futsal na região, com muita qualidade das equipes que participam, dando oportunidade ao público grandes jogos.
A equipe que treina na competição? É composta por jogadores que já atuaram ou estão atuando em competiçoes do nível da Prata e da Ouro, mas mantemos respeito a todas as equipes que estão disputando o torneio.
Uma Mensagem? Valorize sua vida, pois ela é escrita dia a dia, tudo o que fazes é reflexo do que queres.
Professor Sandro com o filho João Victor

3 comentários:

Anônimo disse...

valeu pessoal, ficou muito bom. Parabéns.

Anônimo disse...

Queria em primeiro lugar parabenizar o site, que esta muito bom e bem organizado. Tbm a radio pelo espaço que abre para o esporte na regiao, que è muito importante. Mesmo de longe (atualmente na Italia, atuando na Biancazzurro Fasano- calcio a5) e nao sendo natural da reagiao( pois sou de Passo Fundo),sempre procuro acompanhar o futsal dessa regiao, que adotei como se fosse minha casa.
Nao poderia deixar de fazer um comentario sobre essa "figura" do futsal gaucho "o professor". Sandro Huning, uma pessoa carismatica, companheira e a suas duas principais virtudes: SINCERIDADE e HONESTIDADE NO TRABALHO. Tive o prazer de trabalhar com ele em 2005 quando foi meu treinador na Associaçao Salto do Jacui, com certeza Sandro foi fundamental pra mim estar aqui hoje, pois me ensinou muitas coisas, nao sò dentro das quadras como fora tambèm (pois tinhamos e temos atè hoje uma grande amizade).
Sandro costuma ganhar partidas dificeis "entrando na mente dos atletas" como sempre dizia pra ele, pois a motivaçao ajuda muito no futsal, entao trabalhava muito essa parte. Nao deixando tambem de fora o seu modo de trabalhar e sua inteligencia na hora de falar ou de expor suas idèias. Com certeza, logo logo "o professor" darà muitas alegrias ao futsal da regiao e do Estado (como ja deu no passado com o titulo da Bronze em Sobradinho) que nao pode ficar sem o seu trabalho. Entao, queria deixar um grande abraço a voces ai da radio (parabèns pelo otimo trabalho) e um especial nao ao professor, mas sim ao "MESTRE" como eu chamo ele, agradecendo por tudo que me ajudou e me ensinou.

Edson Morgenstein Junior
Fasano- Italia 15/02/2009

Anônimo disse...

Parabéns Papito e Laerson por acreditarem no Futsal da nossa região, o blog está 100%.
Vou ter que falar desse fera meu professor, amigo e colega de trabalho, o cara e fera mesmo conhece mesmo o Futsal além de ser uma pessoa motivadora e muito inteligente admiro muito seu trabalho. Esse ano que passou tive oportunidade de trabalhar junto com ele numa escolinha de Futsal que montamos(Escolinha Mini Craque de Futsal)e tive a oportunidade de aprender muito com ele sobre futsal o cara conhece muito, vc merece esse reconhecimento e muito mais professor e nunca esquecendo da sua famosa frase "Qualidade e Organização".(Amaro Santos)