sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Comentário do Idelfonso Barbosa

Cadê?
Associação Esportiva Sobradinho. Quantas declarações e juras de amor no decorrer da sua existência. Na verdade tudo, ou quase tudo, da boca para fora, caso contrário, a cada virada de ano a conhecida novela não haveria de se repetir. Quantos bateram no peito e disseram em alto e bom tom que fariam melhor que este ou aquele presidente. E agora, onde estão? O time de Sobradinho precisa urgentemente saber.
Pobre Associação, que já foi declarada imortal, e agora está aí, no maior desprezo de toda sua história. Associação que, quando em atividade, não tenho dúvida, é o clube mais assediado da região e de boa parte do estado. Associação que, neste momento, parece ser portadora de algum tipo de doença contagiosa. A “turma” está evitando até mesmo pronunciar o seu nome. Tipo assim: não fala que ela poderá acordar. Nem de longe lembra aquele time que alí, em 2006, colocou em torno de quatro mil pessoas lá no Parque da Fejão.
Que coisa mais estranha! Cadê toda aquela gente? É quase impossível acreditar que não sobrou alguém que hoje viésse lhe querer. Coitada! Se bem que, a qualquer momento, poderá “pintar” um fato novo. Mas há quem não acredita mais.
Não consigo entender como entre tantos dirigentes não há um sequer pretendente para o cargo maior de uma equipe das mais tradicionais do futsal do Rio Grande do Sul. Pior! A esta altura dos acontecimentos, quem se dispuser a assumir a condição de presidente do time de Sobradinho, fará sem nenhum tipo de comprometimento, até porque, pelo simples fato de colocar o nome a disposição, a entidade já estaria lhe devendo um favor. Quem vier agora, se é que alguém ainda terá coragem, passará toda a temporada de sangue doce, e será o tempo todo digno apenas de elogios.
Vidente agora sou eu! Não havendo futsal a nível estadual neste ano em Sobradinho, tão cedo o time não terá forças para ressurgir, e até acredito que será para nunca mais.
Seria uma lástima saber que ficaríamos apenas com as fotografias, com os vídeos, e as histórias contadas. Quantas histórias! Das longas e muitas viagens, dos clássicos, das vitórias, dos empates, das derrotas, da arbitragem “encomendada”, da pressão em quadras adversárias, do “bafo na nuca” deles nos velhos tempos do ginásio Castelão, dos cartazes – confeccionados pelo Gegeco – chamando para os jogos, daquela competição que não passamos da primeira fase, do campeonato conquistado e... fim?
Socorro! Nosso time está morrendo.

Desarranjo
Uma debandada generalizada daquelas equipes que deveriam completar a Série Ouro 2009 se iniciou, e ninguém sabe onde isso vai parar. Já há quem diga que a junção Prata/Ouro é inevitável. Sendo assim, a certeza da volta da Série Bronze ainda nesta temporada, fica mais evidente pela simples razão de que, acontecendo apenas uma competição (Prata/Ouro) a nível estadual, não resta dúvida: logo ali, estará agonizando o nosso futsal. Os envolvidos de sempre muito provavelmente irão se esparramar, e neste caso o desarranjo será fatal, até porque o desemprego no setor se propagará.
Portanto, unificando-se as Séries Prata e Ouro, entendo que fazer acontecer a Bronze 2009 passa a ser mais do que uma obrigação da federação. E, por linhas tortas, poderá ser resgatado o futsal nos municípios desprovidos de maiores investidores neste esporte. Então, que haja a junção!

Positivo da Semana
A classificação para as semifinais da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal pelo critério disciplina da equipe Gazeta FM/Benoit. Passou o time que melhor adotou o fair play. Parabéns!
Negativo da Semana
A notícia de uma agressão física sofrida por um árbitro no transcorrer de uma importante competição, que por sinal ainda está em andamento. Outra vez, apenas lamentar é pouco.

Nenhum comentário: