sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Comentário do Idelfonso Barbosa

Bronze
Reativaremos essa competição para clubes com ginásio de medidas reduzidas, 30 x 17 metros. Desta forma objetiva, Léo Fraga, presidente da FGFS, ao menos para mim, deixou mais do que claro que, ainda nesta temporada de 2009, haverá o retorno de uma categoria que sempre entendi ser fundamental aos clubes, desportistas, atletas e, principalmente a própria Federação.
Bronze que, enquanto aconteceu, permitiu que aqueles municípios que não dispõem de grandes investidores viéssem a se manter em atividades.
Bronze, porta de entrada para atletas recém saídos das categorias de base. Esperança para os desconhecidos, para novos dirigentes e uma possibilidade a mais de vitrine aos anunciantes, os chamados patrocinadores.
Bronze, categoria que também permite o lançamento de novos árbitros no mercado de trabalho, e responsável direto para que estes alcancem as categorias profissionais bem mais preparados, com uma base e estrutura mínima adquiridas numa competição que, historicamente, sempre foi disputadíssima aqui em nosso estado.
Bronze, que ainda poderá se constituir em grande responsável pela sobrevivência de um número incontável de equipes do futsal do nosso estado.
Bronze.
Se confirmada seu acontecimento nesta temporada, não tenho dúvida que o cenário do nosso futsal será mais envolvente do que na última temporada.

O que será?
Tanto tempo já se passou após a primeira dúvida, e consequentemente, a primeira discussão, com relação à categoria ideal no futsal para aqueles municípios com menor poder de fogo no quesito patrocinador.
Eu, particularmente, nunca tive nenhum tipo de dúvida com relação a este assunto. Sempre entendi que o mais adequado e prudente é estar numa categoria onde as chances de estar entre os melhores sejam evidentes. Sempre disse que é muito mais gratificante ser campeão da Série Bronze, por exemplo, do que ser segundo, terceiro ou quarto colocado em uma categoria acima.
Na verdade, antes e logo após o início das competições podem até haver comentários divergentes a respeito destas. Mas, basta que se inicie, e os assuntos predominantes, com certeza absoluta serão outros.
Quando a bola do jogo começa a rolar, simultaneamente se iniciam as desconfianças deste ou daquele jogador, da comissão técnica e, às vezes, até mesmo de um ou outro dirigente. E, via de regra, sempre alguém haverá de não confiar nas arbitragens.
Após o início de qualquer competição, é sempre assim: a emoção fala mais alto, e, dependendo dos resultados, vai ocorrer com mais ou menos intensidade a participação da comunidade. Sempre a campanha de cada time determinará se ele será mais aplaudido do que vaiado, ou vice e versa.
Na verdade, apesar de vez que outra discutirmos categorias, o que todo mundo quer é um ano esportivo movimentado, com algumas polêmicas e muito que falar.
O que será dos sábados de Sobradinho sem futsal?!

Positivo da Semana
Outra extraordinária campanha da AAPS. Desta vez, na Taça Saudades em Santa Catarina.

Negativo da Semana
A notícia de que a equipe do LTF, campeã da Prata 2008, não terá futsal nesta temporada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esta coluna só reforça o que eu já havia escrito em outra oportunidade. O pessoal de Sobradinho é totalmente incompetente para estruturar um trabalho competitivo de futsal. O ano passado disputando um campeonato com 8 equipes semi-amadoras não conseguiram ter a competência de chegar a final, com um grupo de jogadores remunerado(diferente de grande parte das outras equipes) e inventaram a história do patinho feio como justificativa para o seu fracasso desportivo. Se Sobradinho era patinho feio o que sobraria para Rio Pardo, Bagé e outros. Agora, após o vexame do ano passado, passam a super valorizar a série bronze, competição que reune equipes com jogadores de final de semana, na qual ganhar(como em 2006) não passa de obrigação. Pobre dos patrocinadores de Sobradinho que são ano a ano enganados com este discurso ilusório. Eu sei que não irás publicar este meu comentário, como fizeste da outra vez, mas pelo menos fiques sabendo que assim como eu outros também sabem muito bem destas verdades.

Anônimo disse...

Só para esclarecer! É bom que fique claro que este, possível, primeiro comentário seu, eu sequer sabia da sua existência.
Até porque quem libera os "recados", ou não, são aqueles que gerenciam o blog, enquanto eu sigo na condição de colaborador.
Sugestão: Se não quiseres se indenticar aqui no blog, faça um contato, que, se for o caso, guardarei sigilo. Haja vista que suas colocações, fortes é bem verdade, mas com certeza absoluta, daria uma bela duma coluna.
Aguardo retorno, caso contrário, eu próprio vou acabar, também, entendendo que este tipo de manifestação deve mesmo ser bloqueada, até pelo anônimato.
De qualquer forma, obrigado pela leitura e pela sua manifestação.

Anônimo disse...

Sugiro, caro anônimo, que primeiro verifique seu Português, pois em se tratando de qualquer tipo de manifestação, é de bom tom que se domine, mesmo basicamente, o código linguístico...