segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Papo Colorado...

Por Gileno de Pelegrin

O orgulho colorado mais uma vez está à flor da pele, como nas grandes conquistas recentes percebi nos semblantes colorados os efeitos do que foi a espetacular e inesquecível primeira final em La Plata na Argentina. Aliás, os hermanos estão virando fregueses. O que vimos na última quarta-feira foi uma aula de como se ganhar grandes títulos internacionais, que já está virando rotina. O time esbanjou frieza e categoria, iniciou como vem jogando ultimamente, mas no instante da expulsão do guiñazú é que tudo poderia ter caído por terra. Nesse momento, Tite teve uma leitura magnífica do jogo e “matou” os argentinos com uma segunda linha de quatro meio campistas. D’Alessandro pela direita, Alex pela esquerda, com Edinho e Magrão centralizados. Para quem gosta de esquemas de jogo, foi uma verdadeira aula de futebol, traduzindo o famoso 4,4,2 britânico, não adotado por clubes brasileiros mas que nesse jogo mostrou que o treinador gaúcho conhece. Com a expulsão injusta do Guina, pois a segunda falta não era para cartão, ficou sendo 4,4,1. Em outros tempos ficaríamos culpando a arbitragem pelos dois impedimentos incorretos marcados em Nilmar e Edinho, mas agora vamos para o jogo como tem que ser, sem “chororo” e com solução.
A repercussão desse jogo também me impressionou, os canais de esporte do centro do país divulgaram muito o nome do colorado. O canal 39 Sportv, falou quase com exclusividade do jogo dessa final e com recordações das outras grandes conquistas coloradas desde as 19 horas até as 2 horas da manhã do outro dia. Um dos maiores jornais esportivos da América, o Olé da Argentina, classificou Alex como carrasco dos clubes argentinos. Se alguém tinha alguma dúvida sobre a importância dessa competição, vindo à resposta, está na mídia do mundo todo. É mole!!!
Na primeira partida de D’Alessandro no Inter falei no “Cai na área” que esse atleta faria história no colorado, parece que não queimei a língua, como cresce esse argentino em jogos decisivos!! Ele chama o jogo e a responsabilidade, além de ter cumprido sua função tática depois da expulsão do Guina. Há , quem não sabe o que é o Cai na área, pode perguntar para o glorioso Gegeco.
O jogo de quarta –feira no Gigante entrará para história por dois motivos: será o primeiro jogo assistido somente por sócios no Brasil, assim como jogos dos grandes clubes europeus. E também, por ser o Inter o primeiro clube brasileiro que pode sagrar-se campeão dessa competição e de forma invicta, não dá para perder essa.

Nenhum comentário: