terça-feira, 2 de dezembro de 2008

NASCIMENTO DO FUTSAL EM SOBRADINHO
Dois Jovens Sobradinhenses, Lory Weber e Leoni Weber (Pintado), moravam em Santa Cruz do Sul, onde era tido como um centro maior para se estudar. No estado o Corinthians Sport Club de Santa Cruz estava formando um Departamento de Futebol de Salão e os dois ingressaram nesta modalidade mesmo sabendo que o forte da época era o Basquete que tinha mais projeção. A habilidade destes meninos era com os pés e portanto a escolha mais lógica seria o Futebol , e assim o fizeram sendo muito felizes na escolha, pois o Corinthians foi o primeiro Campeão Estadual de Futebol de Salão e os dois foram pelo time do Corinthians representando a seleção Gaúcha que disputou a Taça Brasil no Rio de Janeiro alcançando o 3º Lugar tudo isso no ano de 1957. Era muita honra e um grande feito pra época para dois jovens do interior, que mais podiam almejar.
Nesta bonita trajetória coube a eles trazer para Sobradinho no ano seguinte ou seja 1958, este novo esporte que ganharia adeptos no decorrer dos anos. O primeiro time de Futebol de Salão oficialmente formado aqui pelos irmãos foi o Clube Gaúcho Esportivo (Clube Comercial), que tinha uma quadra que era de saibro com tijolos ao redor, onde se praticava Basquete e que posteriormente recebeu revestimento de cimento e adaptada para se jogar esta modalidade. Por ainda não possuírem uniforme oficial do time, jogavam com as camisetas emprestadas do Atlético Esportivo, este um time de Futebol de campo que já tinha tradição em nossa região.
Este time foi o representante oficial do Clube Comercial nos anos seguintes em âmbito estadual, com o fardamento muito bonito azul com gola branca. A primeira bola de Futebol de Salão foi trazida pelo senhor Walmor Fernandes Siqueira (Ponciano), sendo esta bastante pesada pois era feita de fios de rabo de cavalo em seu interior e gomos de couro costurados a mão na parte externa.
CLUBE GAÚCHO ESPORTIVO
A formação do primeiro time era Lory Weber, Aimorés Da Cas, 
Bruno Kenner, Leoni Weber e Orandir Pezzerico

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Luciano. Hoje vendo esta foto do Lory, Aimorés, Bruno , Pintado e Pezzerico, me emocionei pra valer.Eu tive , como poucos, o previlégio de ver e jogar, como juvenil do Atlético, com estas feras do Futebol, tanto de salão como de campo. Junto deles tinha; Onório, Barreira, Pelego, Larico Simão( o maior craque que vi jogar na região), Vanei,Polman, Ari(goleiro),Orlando, Borbolha, Hélio, Mitoco, Leonidas(Raça pura),Mosquito, Ferrazinho, Fernando, Jaime, Corre, Cóia, Vicente, irei até amanhã para falar de todos os grandes do nosso futebol. E hoje , onde anda esta gurizada? Será que estão tendo as oportunidades que eu e minha geração tiveram? Com Fábio Emmel, com velho Lucinio, que nos levava de caminhão até o treino na baixada? Com Fábio que nas noites de muito frio no clube, era aberto, nos levava para o salão de festas do clube , arredavamos as cadeiras, e para não perder a noite de treino, brincavamos dois toques colocavamos tudo no lugar e o Sidico(do clube) ia fiscalizar. E hoje o que se faz pelos guris da terra do futsal? Será Luciano que não esta na hora de alguem pensar sério nisto? Sei que o guri do Jaime anda lutando com a base, vamos apoiar. O Futebol de quadra forma grandes homens, tira os guris da rua, ocupa o tempo, ensina a saber perder e ganhar, motiva o companheirismo, forma o carater, aprende a respeitar a hierarquia, e o principal a saúde física e mental fica fortalecida. Como eu ficaria feliz um dia escutar um jogo, daqui do norte, pelo rádio, e torcer pelos guris da terra, filho do fulano, neto do beltrano, espero ainda nesta minha passagem terrena poder ver outra vez este filme na minha memória, como este desta foto que tu me proporcionou com emoção destes grandes ídolos que nos tocam com tanto carinho ainda hoje. Parabéns Luciano e obrigado. Teu trabalho é fantástico para as gerações como a minha, nos leva a uma bela viagem, que nos faz pensar o quanto viver é belo e estes caras desta foto fazem parte de nossas vidas em um tempo muito feliz. Um grande abraço Luciano. Airton.