quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

FÓRMULA DA SÉRIE OURO 2009

No site da Federação Gaúcha de Futsal, apresentada por Adriano Rosa
PRIMEIRA COMPETIÇÃO (denomina-se um nome, um patrocinador).
Os integrantes da Série Ouro (ou Série “A”) 8 (oito) equipes – ACLE, URI, Bom Gosto, UCPEL, Três Coroas, AGEL, ASSAF, ULBRA, mais as duas equipes vindas da Prata – Tiaraju e Rio Grande, fora as três equipes da liga – Atlântico, ACBF e Farroupilha, jogarão uma competição nesta primeira fase em turno e returno. Todos contra todos com pontos corridos para apurar o Campeão e Vice-Campeão.
Entre os dias 04/04 até 01/08, tendo o dia 08/08 para um possível jogo extra.
 O campeão e vice-campeão como prêmio, além de troféu e medalhas, terá o direito de disputar um Super Campeonato com os dois primeiros da segunda competição em um quadrangular sediado em quadra e cidade neutra, a ser determinado pela Federação, definindo assim o Campeão Estadual 2009.
 O último colocado será rebaixado para a Série Prata (ou (Série “B”) automaticamente, dando lugar ao campeão da primeira fase e vice da mesma, valorizando assim ambas as competições desde seu início, meio e fim.

SEGUNDA COMPETIÇÃO (ídem a primeira)
Esta segunda competição será composta pelas 9 (nove) equipes da Série Ouro ou “A” , mais as três equipes que disputaram a Liga, mais as duas primeiras equipes da Prata ou “B” (que juntos disputarão um campeonato paralelo), somando assim 14(quatorze) equipes para esta segunda fase divididas em duas chaves da seguinte fórmula.

CHAVE A
1º C. Liga
3º C. Liga
2º C. 1º Comp.
4º C. 1º Comp.
6º C. 1º Comp.
8º C. 1º Comp.
2º C. Série B

CHAVE B
2º C. Liga
1º C. 1º Comp.
3º C. 1º Comp.
5º C. 1º Comp.
7º C. 1º Comp.
9º C. 1º Comp.
1º Col. Série B

Será disputado da seguinte fórmula:
Todos contra todos realizando um cruzamento da Chave “A” contra a Chave “B” e vice-versa, em turno e returno, com pontos corridos, classificando os dois primeiros sendo o Campeão e o Vice-campeão desta segunda competição. Entre os dias 15/08 até 21/11, com o dia 28/11 jogo extra. Dia 03/10 folga entre turno e returno.

 O Campeão e o Vice-campeão como prêmio além de troféu e medalhas, terá o direito de disputar um Super Campeonato com os dois primeiros da primeira competição em um quadrangular sediado em quadra e cidade neutra a ser determinado pela
Federação definindo assim, o Campeão Estadual 2009.

 Os dois últimos desta segunda competição serão rebaixados pra a Série Prata ou “B” para 2010 dando lugar aos dois primeiros da mesma. Novamente estaremos valorizando ambas as Séries tornando-as competitivas desde seu início, meio e fim.

TERCEIRA COMPETIÇÃO
DECISÃO DE TÍTULO ESTADUAL 2009 OU
SUPER CAMPEONATO ESTADUAL 2009

Será disputada entre os dois primeiros colocados da primeira competição mais os dois primeiros colocados da segunda competição sendo disputado em cruzamento olímpico entre as competições em dois dias ou na fórmula de quadrangular sexta, sábado e domingo.
Entre os dias 04, 05 e 06/12 (sem folga) ou 11, 12 e 13/12 (com folga de um fim de semana).

OBS: Esta terceira competição como será sediada a cidade que receberá os jogos, será responsável pelo pagamento da arbitragem de todos os jogos, assim também como as hospedagens dos membros da Federação.

SÉRIE PRATA OU “B”

1ª FASE
Duas chaves regionalizadas, turno e returno classificando os primeiros de cada chave para a segunda competição da Série Ouro ou “A”.

 O último da Série Parta ou “B” está automaticamente eliminado da competição, dando lugar ao último colocado da primeira competição da Série Ouro ou “A”.

2ª FASE
Será montada uma fórmula para o resto da competição apurando o Campeão e o Vice-campeão da Sèrie Prata ou “B” que, por direito, terão vaga garantida na Série ouro ou “A” de 2010.

FATORES IMPORTANTES PARA ESTA FÓRMULA DE COMPETIÇÃO
1º As equipes estarão em constante disputa entre os meses de abril até dezembro, independente da Série.
2º Na primeira competição a disputa é da vaga para a decisão de dezembro e também lutando para não cair para a Série Prata.
3º Na segunda competição idem a primeira.
4º Os jogadores estarão trabalhando por no mínimo dez meses.
5º As cidades terão atrativos no esporte por nove meses de competição.
6º A Federação estará envolvida por, no mínimo, onze meses com inscrições das equipes, revalidações, liberações e transferências de atletas.
7º A AGAFUSA terá renda por nove meses consecutivos.
8º Sem dúvida será o melhor e mais competitivo campeonato estadual.
9º Dar oportunidades reais para todos os times de disputar uma final, principalmente aos que não participam da Liga.

Um comentário:

Anônimo disse...

So para confirmar com os amigos do blog do papito, a equipe do laboratorio tiaraju futsal ja esta quase definido que nao ira participar da serie ouro 2009...so por um milagre, oq seria uma pena...deixo o meu abraço