sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Comentário do Idelfonso Barbosa

Dante
Mesmo a distância, Dante Antônio Maieron se manifestou a respeito da crônica que tratou aqui neste espaço sobre o Dr. Nilso Bridi e o Campeonato Estadual de Futebol Amador.
Disse ele: “Como assinante do Jornal Gazeta da Serra, li a sua coluna do dia 19-12-2008, e gostaria de fazer duas pequenas observações: parece-me que o nome correto do nosso conterrâneo era Nilso Bridi, e não Nilson. Também, se não me engano, no final dos anos 60 e meados de 70, o Campeonato Gaúcho de Amadores possuiu por volta de 300 participantes, e era uma disputa muito acirrada que envolvia todo o Rio Grande do Sul. Faço essas observações por ser sobradinhense, torcedor incondicional do Atlético, por ter jogado algumas partidas no time juvenil do alvinegro, e porque o meu pai, Dante Maieron, foi atleta do nosso time nas décadas de 40 e 50. Por motivos profissionais a nossa família se mudou para Porto Alegre no final dos anos 60, mas o nosso amor e devoção pelo Atlético sempre continuou.”
Sr. Dante é uma satisfação enorme saber que mesmo à distância o senhor acompanha os acontecimentos de Sobradinho e do Centro Serra. Muito obrigado pelas observações! Quanto ao nome em epígrafe, realmente, a grafia correta é NILSO BRIDI, e olha que recebi, pelo escrito, cumprimentos de familiares próximos do Dr. Nilso e ninguém apontou o referido erro, talvez tenha passado despercebido. Já quanto ao número de clubes amadores numa única competição, a sua observação não deixa de ser correta, mas, naquela época, antes da equipe estar no campeonato estadual propriamente dito, havia de passar por uma seletiva regional, para depois, devidamente classificado, ingressar no Estadual de Amadores.
Cabe lembrar que em mais de uma oportunidade o Atlético Esportivo Sobradinho foi campeão regional, e estes títulos não constam nos arquivos da Federação Gaúcha de Futebol. Até porque estas competições, para a FGF, eram consideradas torneios inícios que valiam o “passaporte” para o Estadual. Reitero os meus agradecimentos as suas importantes considerações.
Fabinho
Caso a Associação Esportiva Sobradinho, pela falta de presidente e a também conseqüente ausência de diretoria, venha estar inativa nesta temporada, não tenho dúvida que, por muitos anos, Fabinho Emmel será lembrado por este fato, apesar da extraordinária campanha de 2008, considerando todas as adversidades, principalmente aquelas do início da competição que, por sinal, deveria ser uma categoria abaixo: Bronze, ao invés de Prata.
Quando apontei o fato e suas conseqüências na última reunião da entidade, acredito que tenha restado bem claro minha preocupação. Até porque, em nenhum momento, tive a intenção de exercer pressão, ou até mesmo de constranger o presidente em final de mandato.
Fabinho sabe tanto quanto eu que notícia ruim não precisa de rádio, jornal ou qualquer outro meio de comunicação para ir adiante, basta acontecer que ela se alastra feito rastilho de pólvora, e ninguém segura. Sempre foi assim, e neste caso não será diferente.
Não obstante todo o silencio a respeito da Associação, ainda acredito que mais cedo ou mais tarde alguém surgirá tomando as rédeas da situação, e tudo estará, outra vez, no seu devido lugar.

Positivo da Semana
A 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal estar ocorrendo como se fosse a 1ª. Motivação pura e com uma extraordinária média de gols por partida.
Negativo da Semana
Os erros de arbitragem de todo o início das competições, quando, costumeiramente, novos árbitros são apresentados. Uns continuam, já outros...

Um comentário:

Anônimo disse...

NADA DISSO A ASSOCIAÇÃO TERÁ PRESIDENTE E UMA DIRETORIA QUALIFICADA O FABINHO APENAS ESTA ESCONDENDO O JOGO.
HÁ E TERÁ CAMPEONATO E O TIME DE SOBRADINHO VAI VIR NA BRONZE PODE ANOTÁ.