sábado, 3 de janeiro de 2009

Airton Hamann disse...

“Amigo Idelfonso. Esta tua foto nas arquibancadas do Estádio Tiradentes, vazia, sem apoio de ninguém é o reflexo puro de que o amadorismo no Futebol brasileiro acabou definitivamente. O Atlético, O Leão da Serra esta agonizando. Meu Pai, Lelo, foi goleiro neste clube em 50, meu Tio Filinho morreu neste campo em 56, por amor a este time, tinha 21 anos. Eu e tantos outros lá fomos juvenis. Aos domingos à tarde íamos todos para o estádio ver grandes jogos. Hoje o que temos. O Amador, que joga por amor, não tem chance contra o capitalismo que hoje impera no esporte, dinheiro, dinheiro. Veja nossa região; onde anda o Fluminense do Arroio do Tigre, o Farroupilha; o Flamengo do Tamanduá, o Inter do Segredo, os times de Candelária? Foram engolidos pelo capital. O Atlético virou filial do Grêmio, para descobrir talentos e o Grêmio faturar com isto. As camisas dos clubes viraram Abada de carnaval, tamanha a quantidade de propaganda nelas colocadas: dinheiro. É triste meu amigo, e as perspectivas não são nada boas, pode piorar. Aqui em Belém não é diferente, o Payssandú em 2003 foi para Libertadores, em 2005 estava na elite, ganhou do Boca na Bombonera. Hoje, esta na Terceira Divisão há três anos, atolado em 10 milhões de dividas, falido. O Clube do Remo esta pior, na série D no ano que vem e com dívidas de 17 milhões, vendendo a sede para pagar uma parte. Todos com administração amadora, sem projetos, e o que é pior e para mim a causa de tudo isto; Não se investe na BASE. O mesmo problema de Sobradinho, do Atlético, da Associação. A Base, os guris da terra. Este é o caminho... Quem não fizer isto sucumbe, afunda, não gera recursos. Tem que planejar à longo prazo, se profissionalizar, tornar o clube uma Empresa, ou será só: foi um dia, já teve um dia, já participou um dia... Lembranças! Sei que para ti, um grande desportista, um árbitro do passado, é duro ver tudo isto, temos que ser realistas, sentar, falar, deixar falar, questionar: O QUE QUEREMOS PARA O NOSSO FUTEBOL? Sermos grandes como antes? Ou meros participantes e votantes nas eleições da Federação Gaúcha? Temos material humano para, no mínimo, estar igual ou melhor que o Avenida de Sta.Cruz, os times de Venâncio, Ijuí... Falta definição. A BASE é tudo no futebol. Temos pessoas com qualidade para isto, temos que motivar a cidade. Se levarem os guris para escolinhas sérias, as famílias vêem junto. Todos ganham. O Governo Municipal deve apoiar, o Vice Prefeito é do ramo, joga bola, gosta do esporte. Projetem, coloquem no papel, mostrem para eles que o Esporte é Fundamental no caráter do ser humano, é remédio social. Meu amigo eu sou otimista e ainda tem tempo... Esta tua foto um dia será diferente, quem sabe rodeado de pessoas que como eu e tu acreditamos no esporte. Desculpe eu estar me metendo, de tão longe, mas esta no sangue gaúcho, no amor a minha terra. A distância é física apenas, em pensamento estou sempre com todos os meus amigos. Um Abraço amigo, não desista, sei que és um peleador pelo esporte.”
Airton Hamann.
Belém – PA, 21 de Dezembro de 2008.

Nenhum comentário: