sexta-feira, 27 de junho de 2008

Comentário do Idelfonso Barbosa


VIDENTES
Lembro bem, virada de ano, Associação sem presidente e nenhuma viva alma interessada em assumi-lá, quando até uma comissão de transição foi eleita com a finalidade de ir em busca de alguém que se dignasse a “abraçar” a entidade mais querida, mais comentada e as vezes até, mais polêmica do Centro Serra. Em determinado momento a tal comissão, praticamente “atirando a toalha”, resolveu fixar uma data para que aquela situação fosse resolvida, caso contrário, a comissão se extinguiria, devolvendo a “batata” ao ex-presidente Garrincha.
Foi quando um grupo de atletas, remanescente dos anos anteriores decidiu sair em socorro da entidade e passou, também, a “caçar” um presidenciável sob pena de não haver futsal em Sobradinho nesta temporada. Assunto resolvido, afinal Fabinho Emmel se apresentava por livre e espontânea vontade, logo iniciando a fase de transição e junto vieram os “videntes” e o melhor prognóstico indicava que o time de Sobradinho disputaria apenas a primeira fase do Estadual Prata e nada mais, devido principalmente a falta de apoio e a conseqüente ausência de recursos financeiros, tendo como base uma provável má campanha do time, até em razão da extinção da Série Bronze que era a modalidade preferencial.
Hoje, depois de nove rodadas de um total de 14 da primeira fase da Prata, a Associação vem numa trajetória que nem o torcedor mais otimista seria capaz de sonhar antes da competição iniciar. Seis vitórias, um empate e duas derrotas, contabilizando 70% de aproveitamento até este momento e praticamente garantida entre as 12 equipes que estarão na segunda fase. A quem dizia que era impossível qualquer tipo de pretensão para este ano, eu sempre afirmei que em se tratando de Associação, nunca é demais um pouco de prudência naquilo que é pensado e dito a seu respeito, essencialmente considerando a “teimosia” deste time em sobreviver, e ai está, mais vivo do que nunca.
SOBRECARGA
Todos tinham conhecimento das dificuldades que haveriam de se apresentar ao time de Sobradinho lá em Rio Grande, a começar pela distância entre as cidades e principalmente pela urgência da Associação Noiva do Mar em pontuar. Mas além dos obstáculos naturais, os comandados do professor Beto Mossmann resolveram complicar um pouco mais a situação, uma vez que se deram o “luxo” de atuar por quase nove minutos do total de 40 de bola em jogo, “pendurados” por terem cometidos a quinta falta.
Levado isto para a matemática, fica claro que em mais de 20% daquela partida, a Associação esteve com o time sobrecarregado por cuidados adicionais, fato inevitável naquela circunstância. Pior, pelo menos duas das cinco infrações ocorridas em cada tempo, foram absolutamente desnecessárias.
GRENAL
Se na história do Grêmio existe a figura inquestionável, por tudo o que representa ao clube, de um Fábio Koff, pelo lado do Inter definitivamente se afirma o nome de Fernando Carvalho como o maior Colorado de todos os tempos. Pré-candidato que é para comandar o time nas duas próximas temporadas, se estivesse pensando apenas nele, não haveria de expor neste momento difícil e conturbado vivido pela equipe. Está exposto, no pouco que entendo, o principal nome entre os Colorados com vistas á condução do time vermelho em 2009, ano do seu centenário. Há quem diga que é a prova de fogo de Carvalho.
POSITIVO DA SEMANA
A vitória incontestável do Atlético/AAPS sobre o Pinheiros de Taquari, mostrando que a temporada poderia ter sido melhor.
NEGATIVO DA SEMANA
A agressividade de alguns atletas da equipe do Pinheiros, principalmente, pela razão de serem ainda da categoria juvenil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo Barbosa!
Que bom poder ler sua coluna em qualquer lugar do mundo.Sucesso nessa nova atividade.
Iboré Trindade

Anônimo disse...

Muito Obrigado meu Irmãozinho, um abraço e muita saúde a tí e aos teus.
Idelfonso Barbosa