terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Mudamos


Clique em www.papito98.com e visite o nosso novo blog.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Quaresma: Surpresas poderão acontecer

O arbitro Carlos César Quaresma é o entrevistado do blog desta semana. Quaresma iniciou sua carreira em 1986, apitando no SESC e em 1992, após fazer um curso na Federação Gaúcha, passou a fazer parte desta entidade, e desde 1998 é arbitro do quadro da Liga Nacional de Futsal. Um dos árbitros mais influentes do Estado, há 3 anos apita a final da Série Ouro e por 2 anos consecutivos foi escalado para apitar a final da Prata. Sua reputação foi coroada através do blog, em 2008 os internautas o elegeram melhor árbitro da Série Prata 2008. Calmo e tranquilo, Quaresma procura disciplinar a partida para que não gera violência com cartão vermelho para a agressão física e as vezes a própria agressão verbal tem que ser punida, que muitas vezes é ocasionada pelo próprio torcedor. Segundo o árbitro, dentro e fora da quadra todos devem se respeitar. Conheça um pouco mais de Carlos César Quaresma:
Uma alegria?
Minha esposa Jaira e meus filhos: Maria Claúdia (17 anos), Maria Luíza (11 anos) e Gabriel (1 ano).
Um time?
De carteirinha, São José de Porto Alegre.
Uma tristeza?
Os que falam mal dos outros, sem conhecerem o caráter e a integridade das pessoas, muitas vezes tirando conclusões precipitadas e prejudicando na vida profissional, inclusive com relação a arbitragem.
Uma decepção?
Ter ficado de fora em 2001, nas eliminatórias pela Taça Brasil, no Rio de Janeiro, por que uma outra federação (Pernambuco) pagou as passagens para outro árbitro. Era início de minha carreira e foi uma opção deles, me decepcionou muito.
Futsal hoje?
No nosso Estado a competição precisa de sangue novo. A cada ano diminui o número de clubes, precisa oxigenar para ficar mais atrativa. Alguém que venda o campeonato para ter recursos para as equipes, a exemplo do Gaúchão. Uma boa competição atrai o patrocinador 
Série Bronze?
A categoria não poderia ter ficado de fora, atrai torcedores e movimenta uma comunidade com os clássicos e sendo regionalizada, elimina custos. Torço para que ela volte. Este ano pode ocorrer surpresas e uma delas é o retorno do Ipiranga de Erechim, caso se confirme a Bronze.
Prata e Ouro?
O ideal seria duas séries, como era antes, divisão especial e primeira divisão. Mas não tendo equipes, faz uma só com jogos o ano inteiro e não pode ter essa pausa de 40 dias, como aconteceu em 2008. Fica dificíl explicar para o patrocinador, que investe no clube e gera uma expectativa de retorno.
Torcida?
Torcida é fundamental, só que tem que ter a consciência que o árbitro dentro da quadra é um ser humano, vai acertar e errar. Então é preciso ter o respeito dos torcedores e dos atletas em quadra, para um bom andamento do jogo.
Imprensa?
Importante para que tudo se realize. Se não divulgar não haverá repercussão.
Destaque 2008?
Orgulho, satisfação de ver o trabalho reconhecido e a alegria de saber que o trabalho esta sendo bem feito.
Federação Gaúcha?
Me proporcionou a conhecer o Estado e viajar por todo o Brasil, e abriu as portas para que eu fosse reconhecido.
Associação com futuro incerto?
Uma pena, uma equipe tradicional, há mais de 30 anos disputando o futsal, não pode ficar de fora. O torcedor e a comunidade têm que se mobilizar para manter a participação e valorizar o trabalho já feito, e continuar destacando a cidade de Sobradinho.
Copa Verão de Futsal?
Competitiva, bonita, atraente, torcedor lotando o ginásio e a capacidade de reunir equipes qualificadas e jogadores que conheço de todo o Estado.
Um sonho?
Encerrar meu ciclo, apitando uma final da Liga.
Para encerrar...
Agradeço as palavras de carinho e a recepção em Sobradinho e desejo a todos um bom campeonato e um ótimo ano a todos.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Definidas as finais na 4ª Copa Verão

1ª partida - dia 27/02
Máster
Farmácia Agafarma x Minetto/Gaúcha
Veterano
Farmácia Agafarma x Minetto/Gaúcha
Adulto
Posto S. Bernardo/Bat. Carniel/Cas. Verde x Vencal/Tab. Virgínia/Parizotto Veí.

A 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal já tem seus finalistas nas três categorias. A última rodada das semifinais ocorreu na noite desta sexta-feira no ginásio do bairro Maieron. A emoção ficou por conta da decisão do veterano. Num jogo emocionante, decidido nos pênaltis, o Minetto/Gaúcha garantiu vaga na final contra a Farmácia Agafarma. O Tabacos Michelon venceu no tempo normal por 6x4. Na prorrogação, empate em 1x1 e nos pênaltis 5x4 para os Minetto. No primeiro jogo, pelo máster, o Minetto/Gaúcha goleou a Maieron por 8x4 e faz a final contra a Farmácia Agafarma. No último jogo da noite, completamente desfalcado, o Sobrauto/1988-Lagoão foi goleado por 9x3 para o Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde. Com o resultado, o Posto São Bernardo manteve a invencibilidade no torneio e vai disputar a final contra a Vencal/Tabacos Virginia/Parizotto Veículos.

Finais
De acordo com a organização, as primeiras partidas das finais ocorrem no dia 27 de fevereiro, próxima sexta-feira. Farmácia Agafarma e Minetto/Gaúcha disputam as finais do máster e do veterano. Os jogos prometem, tendo em vista as qualidades das quatro equipes. Pelo adulto, Posto São Bernardo e Vencal irão se enfrentar pela terceira vez na competição. As outras duas tiveram a vitória do Posto São Bernardo. O clássico promete ginásio lotado, tendo em vista o equilíbrio das duas equipes, as quais tiveram as melhores campanhas da competição.

Revelação
O blog do Papito, em parceria com a organização, vai escolher os atletas revelações das três categorias. Eles serão indicados pelos treinadores, árbitros e pessoas ligadas a organização. A votação deverá ocorrer na primeira partida das finais. Os nomes serão revelados na segunda partida da decisão.

Resultados (2ª partidas das semifinais)
Máster
Maieron 4x8 Minetto/Gaúcha
Veterano
Minetto/Gaúcha (5) 4x6 (4)Tabacos Michelon (1x1 prorrogação)
Adulto
Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde 9x3 Sobrauto/1988-Lagoão
Posto São Bernardo chega invicto na final do adulto

Minetto/Gaúcha passou para as finais nos pênaltis

No máster também deu Minetto/Gaúcha

Comentário do Idelfonso Barbosa

Cadê?
Associação Esportiva Sobradinho. Quantas declarações e juras de amor no decorrer da sua existência. Na verdade tudo, ou quase tudo, da boca para fora, caso contrário, a cada virada de ano a conhecida novela não haveria de se repetir. Quantos bateram no peito e disseram em alto e bom tom que fariam melhor que este ou aquele presidente. E agora, onde estão? O time de Sobradinho precisa urgentemente saber.
Pobre Associação, que já foi declarada imortal, e agora está aí, no maior desprezo de toda sua história. Associação que, quando em atividade, não tenho dúvida, é o clube mais assediado da região e de boa parte do estado. Associação que, neste momento, parece ser portadora de algum tipo de doença contagiosa. A “turma” está evitando até mesmo pronunciar o seu nome. Tipo assim: não fala que ela poderá acordar. Nem de longe lembra aquele time que alí, em 2006, colocou em torno de quatro mil pessoas lá no Parque da Fejão.
Que coisa mais estranha! Cadê toda aquela gente? É quase impossível acreditar que não sobrou alguém que hoje viésse lhe querer. Coitada! Se bem que, a qualquer momento, poderá “pintar” um fato novo. Mas há quem não acredita mais.
Não consigo entender como entre tantos dirigentes não há um sequer pretendente para o cargo maior de uma equipe das mais tradicionais do futsal do Rio Grande do Sul. Pior! A esta altura dos acontecimentos, quem se dispuser a assumir a condição de presidente do time de Sobradinho, fará sem nenhum tipo de comprometimento, até porque, pelo simples fato de colocar o nome a disposição, a entidade já estaria lhe devendo um favor. Quem vier agora, se é que alguém ainda terá coragem, passará toda a temporada de sangue doce, e será o tempo todo digno apenas de elogios.
Vidente agora sou eu! Não havendo futsal a nível estadual neste ano em Sobradinho, tão cedo o time não terá forças para ressurgir, e até acredito que será para nunca mais.
Seria uma lástima saber que ficaríamos apenas com as fotografias, com os vídeos, e as histórias contadas. Quantas histórias! Das longas e muitas viagens, dos clássicos, das vitórias, dos empates, das derrotas, da arbitragem “encomendada”, da pressão em quadras adversárias, do “bafo na nuca” deles nos velhos tempos do ginásio Castelão, dos cartazes – confeccionados pelo Gegeco – chamando para os jogos, daquela competição que não passamos da primeira fase, do campeonato conquistado e... fim?
Socorro! Nosso time está morrendo.

Desarranjo
Uma debandada generalizada daquelas equipes que deveriam completar a Série Ouro 2009 se iniciou, e ninguém sabe onde isso vai parar. Já há quem diga que a junção Prata/Ouro é inevitável. Sendo assim, a certeza da volta da Série Bronze ainda nesta temporada, fica mais evidente pela simples razão de que, acontecendo apenas uma competição (Prata/Ouro) a nível estadual, não resta dúvida: logo ali, estará agonizando o nosso futsal. Os envolvidos de sempre muito provavelmente irão se esparramar, e neste caso o desarranjo será fatal, até porque o desemprego no setor se propagará.
Portanto, unificando-se as Séries Prata e Ouro, entendo que fazer acontecer a Bronze 2009 passa a ser mais do que uma obrigação da federação. E, por linhas tortas, poderá ser resgatado o futsal nos municípios desprovidos de maiores investidores neste esporte. Então, que haja a junção!

Positivo da Semana
A classificação para as semifinais da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal pelo critério disciplina da equipe Gazeta FM/Benoit. Passou o time que melhor adotou o fair play. Parabéns!
Negativo da Semana
A notícia de uma agressão física sofrida por um árbitro no transcorrer de uma importante competição, que por sinal ainda está em andamento. Outra vez, apenas lamentar é pouco.

Vencal e Agafarma nas finais

Três equipes já estão nas semifinais das categorias máster, veterano e adulto livre da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal. Farmácia Agafarma venceu no máster e veterano e garantiu vaga nas finais das duas categorias. Destaque também para a categoria adulto livre, onde a Vencal manteve o favoritismo e derrubou a excelente equipe da MD-Pneus, garantindo vaga na final da categoria.
Hoje a noite ocorre mais três jogos, definindo as equipes classificadas. Muito próximo estão as equipes do Minetto/Gaúcha garantirem vagas nas finais do máster e veterano. No adulto, o Posto São Bernardo precisa de um empate para garantir vaga na final.

Quinta-feira (2ª partidas das semifinais)
Máster
Farmácia Agafarma 8x2 Linha Quatro
Veterano
Farmácia Agafarma 9x2 Gazeta FM/Benoit
Adulto
MD-Pneus 4x7 Vencal/Tabacos Virginia/Parizotto Veículos

Sexta-feira (2ª partidas das semifinais)
Máster
Maieron x Minetto/Gaúcha
Veterano
Minetto/Gaúcha x Tabacos Michelon
Adulto
Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde x Sobrauto/1988-Lagoão
Vencal garantiu vaga na final

Agafarma está classificada nas duas categorias

Torcedores lotaram o ginásio da Maieron

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Benoit vai dar uma TV na Copa Verão



Além do sucesso de público na 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal, a promoção dos espetinhos está além das expectativas. De acordo com a organização, já foram comercializados 8 mil espetinhos, que participarão do sorteio da TV 14 polegadas, um oferecimento das Lojas Benoit de Sobradinho. O sorteio vai ocorrer na última rodada da competição. Até lá, a expectativa é vender mais de 10 mil espetinhos.

Balanço Esportivo com Oli Weber, o Fata

Amigos do blog!
Fizemos nossa coluna semanal do blog falando hoje sobre o resultado da campanha em benefício à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sobradinho, agraadecendo a todos os colaboradores que adquiriram que foram fundamentais para o êxito da campanha, se empenhando ao máximo para vendermos todos os mil números disponibilizados.
O sucesso foi alcançado com a venda de todos os números e consequentemente, arrecadados R$ 2.000,00, os quais na última quinta-feira, foram repassados à entidade. Por hora, fora beneficiada em um jantar de confraternização entre os colaboradores representantes da liga, a diretoria e simpatizantes da Associação dos Colorados de Sobradinho. Em agradecimento a todos os colorados e também aos gremistas que entenderam que a causa era justa, e mesmo sendo de uma camisa do Inter entenderam o propósito e colaboraram. Que Deus os abençõe com muita saúde.

Futsal Copa Verão Sicredi
Entrando na reta final da competição, mais precisamente na semi-final, resta apenas a equipe invicta na competição da categoria adulto livre.
O Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde que com um índice técnico muito apurado, creio eu que dificilmente deixará escapar a chance de ir para a final e consequentemente, não deixará escapar o título.
Nas outras categorias de jogos bem disputados e também de alto nível, fazendo com que o público todas as noites compareça em grande número no ginásio.
Na próxima semana teremos uma pausa para o carnaval, e ainda, com muita ressaca, haverão as partidas finais. Boa Sorte a todos!

Rabicó na Mesa de Esportes

O jogador Rabicó, ex-seleção brasileira de futsal, participou da Mesa de Esportes da Gazeta FM, na manhã desta quinta-feira. Ele está disputando a 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal e integra as equipes do MD-Pneus de Santa Cruz do Sul (adulto) e do Minetto/Gaúcha (veterano). Rabicó aproteitou a oportunidade e falou sobre o campeonato, inclusive criticando um torcedor que atirou uma latinha de cerveja. "Adoro esta torcida, gosto muito daqui e só quero respeito", disse. Ele também falou da final da Bronze em 2006, quando defendia as cores da Assaf de Santa Cruz do Sul, relembrando a famosa mão da orelha depois do gol no primeiro jogo, provocando a torcida da Associação. Rabicó estará em quadra hoje. "Só quero jogar meu futsal e estar perto dos meus amigos", disse ele.
Rabicó na Mesa de Esportes com Dilamar e Fabinho

Também visitou a redação do Jornal Gazeta da Serra

Posto São Bernardo larga na frente

A equipe do Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde manteve a invencibilidade na primeira partida das semifinais da categoria adulto livre da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal. Na noite desta quarta-feira enfrentou a Sobrauto/1988-Lagoão e goleou por 9x3, jogando por um empate na rodada de sexta-feira para chegar na final. Antes ocorreram duas partidas - máster e veterano. As equipes do Minetto/Gaúcha levou a melhor nas duas categorias e também joga por um empate na sexta-feira.
Hoje à noite ocorrem as segundas partidas das semifinais. Pelo máster e pelo veterano, as equipes da Farmácia Agafarma jogam por um empate para chegarem nas finais da competição. No último jogo da noite, o grande confronto entre Vencal x MD-Pneus. O time de Sobradinho joga por um empate para garantir a vaga. Já o MD terá que vencer no tempo normal e na prorrogação para garantir a vaga.

Espetinho
Outro ponto alto do evento é a promoção dos espetinhos. No final da competição, ocorre o sorteio de uma TV 14 polegadas, oferecimento das Lojas Benoit de Sobradinho, entre os torcedores que saborearem os espetinhos que são preparados pela organização. A venda já é recorde.

Quarta-feira (1ª partidas das semifinais)
Máster
Maieron 2x5 Minetto/Gaúcha
Veterano
Minetto/Gaúcha 4x2 Tabacos Michelon
Adulto
Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde 9x3 Sobrauto/1988-Lagoão

Quinta-feira (2ª partidas das semifinais)
Máster
Farmácia Agafarma x Linha Quatro
Veterano
Farmácia Agafarma x Gazeta FM/Benoit
Adulto
MD-Pneus x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic
São Bernardo venceu por 9x3

No veterano, Minetto/Gaúcha fez 4x2

Minetto/Gaúcha também está perto da final no máster

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


SEDENTARISMO
Sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerado como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas com poucas atividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
Consequências para a saúde - Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular, além de comprometer o funcionamento de vários órgãos, distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrencia de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio, e atuar direta ou indiretamente na causa de morte súbita.

Por que a preocupação com o sedentarismo?
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico.
Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.
Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.

Fonte: Portal do Esporte e Wikipédia

Quaresma recebe o troféu do blog

Antes da rodada desta terça-feira na 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal, o árbitro da Confederação Brasileira de Futsal, Carlos Quaresma, recebeu o troféu do blog de melhor árbitro de 2008, eleito pelo internauta. Por motivos de trabalho, Quaresma não participou do jantar de entrega da premiação que ocorreu em dezembro. Em 2008, ele também foi o árbitro principal das finais da Série Ouro. Em 2006, Quaresma também esteva na Fejão, apitando a final da Bronze entre Associação e Assaf.

Edição de 2009
Após o sucesso dos melhores da Prata de 2008, o blog já está preparando a edição de 2009, qguardando as séries a serem disputadas. Novamente o internauta poderá eleger os jogadores, treinador e o melhor árbitro. A data do evento será confirmada no momento que iniciarem as competições. Desejando desde já um bom campeonato a todas as equipes que vierem disputar o Futsal em 2009.
Árbitro Carlos Quaresma recebendo o troféu do blog, 
das mãos de Moacir Wandes

Fabinho, Quaresma e Krainovic, na Mesa de Esportes

Vencal larga na frente na Semifinal

No 1º jogo das semifinais, nesta terça-feira, a equipe da Vencal/Tabacos Vir/Par Veículos venceu o MD Pneus por 3x2 na categoria adulto livre da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal. O jogo foi eletrizante, a Vencal saiu perdendo por 2x0, mas buscou o resultado positivo na etapa final. Agora joga na quinta-feira por um empate, na segunda partida da semifinal. O time de Santa Cruz do Sul estava invicto no certame. Já pelo Master e Veterano, a Farmácia Agafarma largou na frente, goleando nas duas categorias.
Hoje a noite ocorre as outras semifinais, também nas tries categorias. Destaque para o confronto do adulto, entre Posto São Bernardo x Sobrauto/Lagoão.

Arbitragem
Definida arbitragem para as semifinais da competição. Está sendo comandada por Carlos Quaresma e Cesar Kniphoff, árbitros da CBFS e Eduardo Krainovic da Agafusa. Quaresma apitou as finais da Ouro em 2008, bem como foi eleito pelo blog como melhor árbitro de 2008, recebendo o troféu antes do início dos jogos na Maieron, na noite desta terça-feira.

Espetinho
Outro ponto alto do evento é a promoção dos espetinhos. No final da competição, ocorre o sorteio de uma TV 14 polegadas, oferecimento das Lojas Benoit de Sobradinho, entre os torcedores que saborearem os espetinhos que são preparados pela organização. A venda já é recorde.

Terça-feira (1ª partida das semifinais)
Máster
Farmácia Agafarma 13x3 linha Quatro
Veterano
Farmácia Agafarma 10x4 Gazeta FM/Benoit
Adulto
MD-Pneus 2x3 Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic

Quarta-feira (1ª partida das semifinais)
Máster
Maieron x Minetto/Gaúcha
Veterano
Minetto/Gaúcha x Tabacos Michelon
Adulto
Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde x Sobrauto/1988-Lagoão
Vencal venceu no adulto

Agafarma goleou no veterano

Agafarma também venceu no máster

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Definidos jogos da terceira fase da Curva do Rio

A organização da 5ª Copa de Futebol Sete do balneário Curva do Rio divulgou o carnê dos jogos da terceira fase do certame, que inicia no dia 28 de fevereiro.

Dia 28/02/2009 - Sábado -14h30
AFUBRA x Varz G./Merc Luc A
Posto São Bernardo x Lancheria Ceolin
Varz G./Merc Luc B x Lojas Benoit
Curva do Rio A x Vinhos Fin

Dia 01/03/2009 - Domingo -14h30
Posto São Bernardo x Curva do Rio A
Varz G./Merc Luc A x Lojas Benoit
Lancheria Ceolin x Vinhos Fin
AFUBRA x Varz G./Merc Luc B

Dia 07/03/2009-Sábado -14h30
Varz G./Merc Luc A x Varz G./Merc Luc B
AFUBRA x Lojas Benoit
Curva do Rio x Lancheria Ceolin
Posto São Bernardo x Vinhos Fin

Azul e Branco e Maieron empatam em 4x4

Jogando no Campo dos Wagner, na abertura da temporada de 2009, os veteranos Azul e Branco empataram em 4x4 com a Maieron. Para o Azul e Branco marcaram Jonas (2) e Fabinho (2). Já os gols da Maieron foram anotados por Sile (2), Marcio e Nenê. O Gegeco mandou a campo Alécio, Fardin, Marcio, Sadol, Minuzzi, Ademar, Mainardi, Vanto, Zasso, Fabinho e Fofo. Entraram Clóvis, Dentinho, Paulinho, Chiquinho, Larri, Jonas, Pedrinho e Catarina. Já a Maieron jogou com Jorge, Leno, Wilson, Vicente, Marcone, Grilo, Fata, Guta, Sile, Jonas e Márcio. Depois entraram Marinho, Elton, Nenê, São, Dedi e Romar.
O Azul e Branco volta a jogar no dia 1º de março, em Ibarama, contra o Carnes De Bona.

Semifinais iniciam hoje na Maieron

As semifinais da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal inicia hoje no ginásio do bairro Maieron em Sobradinho. Os finalistas das três categorias serão conhecidos em melhor de duas partidas. Por tanto, as semifinais e finais serão em 02 (dois) jogos, somando-se os pontos. No caso de igualdade: prorrogação 5x5 minutos, persistindo o empate, penalidades. Não haverá saldo de gols nesta fase. Exemplo: No 1º jogo a EQUIPE A perdeu 3XO para EQUIPE B. No 2º jogo a Equipe A venceu 2x0 a Equipe B Teremos: prorrogação de 5x5 minutos, caso terminar empatado, pênaltis. Destaque da rodada desta noite será o confronto pelo adulto, entre MD-Pneus x Vencal.

Goleadores
A organização do evento divulgou a tabela de goleadores. No máster, Marco da Agafarma lidera com 15 gols; no veterano, Odair do Michelon marcou 23 e é o goleador; e no adulto, Cemin (MD-Pneus) e Betinho (Vencal), são os goleadores com 13 gols marcados.

Espetinho
Outro ponto alto do evento é a promoção dos espetinhos. No final da competição, ocorre o sorteio de uma TV 14 polegadas, oferecimento das Lojas Benoit de Sobradinho, entre os torcedores que saborearem os espetinhos que são preparados pela organização. A venda já é recorde.

Terça-feira (1ª partida das semifinais)
Máster
Farmácia Agafarma x linha Quatro
Veterano
Farmácia Agafarma x Gazeta FM/Benoit
Adulto
MD-Pneus x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic

Quarta-feira (1ª partida das semifinais)
Máster
Maieron x Minetto/Gaúcha
Veterano
Minetto/Gaúcha x Tabacos Michelon
Adulto
Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde x Sobrauto/1988-Lagoão

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Assoeva pode recuar e disputar a Prata

Fonte: Rádio Venâncio

A dificuldade da Federação Gaúcha de Futsal de reunir 11 clubes na primeira fase Série Ouro pode fazer com que a Assoeva desista da decisão de participar da elite do futsal gaúcho. A movimentação da maioria dos clubes convidados para jogar a Ouro, entre eles a Assaf de Santa Cruz e a Alaf de Lajeado, está direcionada para a Série Prata.
- Estamos acompanhando e não vemos condições de reunir a quantidade de clubes desejada pela Federação Gaúcha para jogar a Ouro - reconhece o presidente Vianei Hammes. - Temos que levar em conta também os clássicos, que atraem um grande número de torcedores. Hammes acredita ainda na unificação das Séries Prata e Ouro na atual temporada. - Do jeito que está andando, esta será a saída - diz Hammes. A Assoeva inicia a fase de treinamentos no dia 2 de março, quando os jogadores se apresentam ao técnico Morruga e ao preparador físico Marcelo Theisen.

Definidos os oito classificados na Curva do Rio

Neste final de semana ocorreram as últimas duas rodadas da segunda fase da categoria adulto da 5ª Copa de Futebol Sete do balneário Curva do Rio. Oito equipes passaram para a terceira fase, divididas em dois grupos, sendo que duas de cada se classificam para as semifinais. A primeira rodada deve ocorrer no dia 28 de fevereiro, ficando sem rodada no feriadão de Carnaval.

Chave M
Afubra
Várzea Grande Viagens e Turismo/Mercado Luchese A
Várzea Grande Viagens e Turismo/Mercado Luchese B
Lojas Benoit

Chave N
Posto São Bernardo
Curva do Rio
Lancheria Ceolin
Vinhos Fin

Rodada adulto
Sábado - 15h

Lojas Benoit 3x2 Curva do Rio
Santa Bárbara B 2x2 Lancheria Ceolin
Linha Salete B 3x1 Linha Alta Fundos
AFUBRA 4x0 Os Indomáveis
Posto São Bernardo 5x1 São João
Domingo - 14h
Linha Salete B 3x3 Vinhos Fin
Santa Bárbara B 3x3 Os Indomáveis
AFUBRA 1x2 Lancheria Ceolin
Arroio Bonito 0x10 Posto São Bernardo
Ki-Festa 1x0 Santa Bárbara A

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Com a palavra, professor Sandro Huning

O treinador que conquistou o maior título de futsal da região Centro Serra - campeão da Bronze de 2006, além do profissionalismo dentro das quadras, fica mais díficil ainda um adjetivo fora dela. Sandro Telmar Huning, o professor como é chamado pelos boleiros, de um caráter irrepreensível e um carisma contagiante conversou com o blog descontraidamente, abraçado no filho João Victor. Sandro iniciou sua carreira em 1997 no Guarani de Espumoso como praparador físico do adulto e treinador do infanto. Já em 98/99 treinou a equipe do juvenil do Guarani (Espumoso). No ano de 2000 assumiu como treinador da equipe da Associação Fortaleza dos Valos, na Série Bronze. Em 2001, foi treinador do Guarani(Espumoso) na Série Ouro; no ano de 2002 comandou a equipe do Salto do Jacuí, no ano seguinte esteve a frente da equipe do 25 de Julho em Arroio do Tigre, retornando para o Salto do Jacuí em 2004 e 2005. Em 2006 acabou sendo campeão da Série Bronze com a equipe da Associação Esportiva Sobradinho, permanecendo no comando até o início da temporada de 2007. Hoje, é treinador de uma das fortes equipes que participa da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal, no Ginásio do bairro Maieron em Sobradinho, além de manter na cidade do Salto do Jacuí uma academia e uma escolinha de Futsal: "Mini Craque" em parceria com o amigo Amaro dos Santos, nas categoria sub 10 e sub 12, contando com aproximadamente 40 alunos. Na área social, desenvolve um projeto para pessoas portadores de necessidades especiais desde 2004. Conheça um pouco mais deste treinador:

Uma alegria? Na vida pessoal, minha família e meus amigos que conquistei e como treinador sem dúvida o título da Bronze em 2006.
O título de 2006? Resultado de um esforço da comunidade, bem administrado pelos dirigentes com total apoio da imprensa escrita e falada e um grupo espetacular de jogadores.
O que motivou a saída em 2007? (me olhou atentamente, abriu um sorriso e lascou: "Tu, me arrebentava no final do jogo com aquelas perguntas. Tinha que ter jogo de cintura na quadra e depois para explicar o resultado, brincadeirinha") No momento o atleta precisava de mais ocupação, estavam ociosos, queriam trabalhar mais, mas eu não tinha tempo para assumir as 2 funções, de preparador e de treinador e também para não estragar a imagem de 2006, resolvi em comun acordo com a diretoria me desligar.
Imprensa? Sempre foi uma parceria nas horas difíceis apontando os erros e cobrando soluções e nas horas boas enaltecendo o nosso trabalho, fazendo o seu papel, na qual sempre tive boas relações.
Associação sem presidente? Lastimável, após mais de 30 anos de existência, não poderá desgastar a vontade de crianças e adultos de manter a alma da fiél torcida.
Futsal nos dias de hoje? A federação deveria se aproximar mais das equipes de pequeno porte, até mesmo nas questões de custos operacionais, sendo que todos os dirigentes são colaboradores e o amadorismo está justamente na diretoria, sendo que o jogador já é profissional e recebe para desempenhar a sua função. Quem sabe poderia adotar a fórmula dos clubes da Itália, onde a federação de lá profissionalizou o vínculo jogador/clube, quando somente o clube pode vender o seu atleta, da maneira que melhor convier, tornando lucrativo a parceria também para os dirigentes. Aqui só quem ganha com transferência de atletas é a federação.
Uma mágoa? O Futsal não ser reconhecido como esporte olímpico.
Um medo? (com um sorriso no rosto) O Laerson (parceiro do blog e assistente técnico do treinador) tomar o meu lugar de treinador neste torneio. Bem que ele tá tentando, pois já está dando uns pitaco na equipe.
Copa Verão? Mantém acesa a esperança da continuidade do futsal na região, com muita qualidade das equipes que participam, dando oportunidade ao público grandes jogos.
A equipe que treina na competição? É composta por jogadores que já atuaram ou estão atuando em competiçoes do nível da Prata e da Ouro, mas mantemos respeito a todas as equipes que estão disputando o torneio.
Uma Mensagem? Valorize sua vida, pois ela é escrita dia a dia, tudo o que fazes é reflexo do que queres.
Professor Sandro com o filho João Victor

No Esporte Total Show

Foram manchetes no programa Esporte Total Show da Gazeta FM 98.1, que vai ao ar todos os sábados do meio-dia à 1h: Gauchão 2009, dupla Grenal, Copa Verão de Futsal, torneio Curva do Rio, Olímpiadas Rurais de Estrela Velha, o trágico falecimento do piloto de veloterra Wilian Rosa Garlet da cidade de Santa Maria, atleta de Sobradinho Tiago Lima da Silva é campeão Brasileiro de Cross Country e encerrou com Futsal 2009. O esporte deste sábado contou com a presença da equipe esportiva da Gazeta: Milton Roberto Setti, Idelfonso Barbosa, Oli Weber, Paulo Papito e Fábio Silveira.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Definidos os cruzamentos das semifinais

Nesta sexta-feira ocorreu a última partida das fases classificatórias da 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal. As semifinais das três categorias estão definidas para a próxima semana, na melhor de duas partidas. Os jogos serão na terça, quarta, quinta e sexta-feira. O jogo mais emocionante desta sexta-feira foi o confronto da GazetaFM/Benoit x Pé de Bota, terminando empatado em 2x2. A Gazeta/Benoit passou para as semifinais no sexto critério de desempate: cartões amarelos.

Terça-feira (1ª partida das semifinais)
Máster
Farmácia Agafarma x linha Quatro
Veterano
Farmácia Agafarma x Gazeta FM/Benoit
Adulto
MD-Pneus x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic

Quarta-feira (1ª partida das semifinais)
Máster
Maieron x Minetto/Gaúcha
Veterano
Minetto/Gaúcha x Tabacos Michelon
Adulto
Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde x Sobrauto/1988-Lagoão


Sexta-feira -19h15
Máster
Maieron 8x2 Linha Quatro
Veterano
Pé de Bota/Varz Gran Via T/Rot dog Pioneiro 2x2 Gazeta FM/Lojas Benoit
Adulto
Granja Bus/Com. Sitry /Mad Martin 1x7 Sobrauto-1988/Lagoão
Pé de Bota/Vz Gr Via T/Rot dog Pion 3x11 Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic
Foto exclusiva do blog, antes do confronto de quarta-feira. 
Atletas das duas equipes que foram campeões da 
Bronze com a Associação em 2006

Liga recebe R$ 2 mil da Associação dos Colorados

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sobradinho recebeu R$ 2 mil oriundos da rifa elaborada pela Associação dos Colorados de Sobradinho. O repasse ocorreu durante jantar na noite desta quinta-feira, no Restaurante Italianinho. Representaram a entidade Nadir Lazaretti, Zuma Francesquett e Valdete Lazzari. Na mesma oportunidade foi entregue a camiseta oficial do Internacional para a contemplada Eloní Homrich Fin, de Ibarama, representada na oportunidade pelo seu sobrinho. Na mesma oportunidade, o presidente da Associação, Oli Weber, entregou Diplomas para os sócios do Inter, no ano do Centenário. Destaque para o mais novo sócio do clube em Sobradinho, Felipe Homrich Melchior, de apenas 10 anos.
Camiseta foi entregue durante o jantar

Integrantes da Associação dos Colorados de Sobradinho, 
com as representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Comentário do Idelfonso Barbosa

Covardia
Em 1995 “estive” presidente da Associação Esportiva Sobradinho, e, na primeira reunião com os demais diretores que me acompanhavam à época, ficou determinado que viéssem reforços de outras regiões do Estado.
Antes de iniciar aquela temporada, já contávamos com seis atletas “estrangeiros” integrados ao plantel, além do treinador, professor Leonardo Colvero, que viera de Santa Maria.
Nenhum deles esteve por aqui apenas pelos olhos lindos de um ou outro dirigente. Todos prestavam seus serviços, e obviamente que, por isso, eram remunerados, da mesma forma que já havia ocorrido em temporadas anteriores.
Agora, convenhamos, alguém ter a “coragem”, mesmo de maneira anônima, de vir a público afirmar que na Série Prata 2008 quase metade das equipes participantes eram semi-amadoras beira o ridículo, quando sabemos que esta categoria é, no mínimo, semi-profissional.
Todos sabem também que o único time que participou de maneira absolutamente amadora daquela competição – com atletas de finais de semana – foi o Bola na Rede de Porto Alegre. Os demais, a exemplo da equipe de Sobradinho, atravessaram a temporada as voltas com a folha de pagamento dos seus respectivos contratados que treinavam diariamente em dois turnos, com uma ou duas exceções.
Também afirmar que a Associação deu vexame e que ganhar (conquistar o título) era obrigação como em 2006, ridiculariza os adversários da Prata 2008, e, além de ser uma colocação absurda, vem desmerecer, por tabela, as demais equipes que estavam naquele Estadual da Série Bronze, inclusive a ASSAF - Santa Cruz, com Fininho & Cia.
Quando se dá a entender que somente agora estamos super valorizando a Bronze, mais uma vez a verdade é deixada de lado. Eu, particularmente, a muito não canso de insistir na tese de que as diferentes modalidades por si só deveriam servir para a disjunção das equipes, de acordo com as possibilidades de cada uma, principalmente, observando a realidade econômica do município a que cada agremiação estará representando.
Ironizar a história do Patinho Feio - que, no meu entender, veio mais valorizar os adversários e o momento do que justificar qualquer situação, - também bate de frente com a criatividade de alguém que, naquela hora, estava externando o sentimento de uma comunidade inteira.
Dizer que estamos aqui a enganar patrocinadores com discursos ilusórios é, para não dizer outra coisa, desconhecer a história da Associação Esportiva Sobradinho. Aliás, história bem diferente da grande maioria das equipes do Rio Grande do Sul, uma vez que se trata de uma longínqua caminhada de mais de 32 anos, antecedida por um passado extraordinário, digna do respeito de todos, inclusive daqueles que se dão ao trabalho de dizer “verdades” sem a coragem de mostrar a cara.

Esclarecendo
Esta coluna, como é de conhecimento da maioria dos leitores do jornal Gazeta da Serra, toda sexta-feira é transcrita na íntegra no blog papito98.com, e, semana passada, ocorreu uma manifestação anônima em forma de comentário a respeito da crônica nela contida. Entendendo que aqui seria o melhor lugar para a réplica, apesar de toda a covardice do anonimato, para quem acompanhou o fato espero que as coisas estejam um tanto mais claras.

Positivo da Semana
A realização do 1º Torneio de Street Ball, evento que envolveu logo de cara 12 duplas e, aproximadamente, uma centena de expectadores. É o Anaro em ação!
Negativo da Semana
Sem dúvida, a tragédia ocorrida no interior de Lagoa Bonita do Sul, onde deveria ter acontecido apenas uma “amistosa” partida de futebol. Lamentar é pouco.

Resumo Esportivo com Milton Setti

Curva do Rio
Neste final de semana ocorre a última rodada classificatória da categoria adulto da 5ª Copa de Futebol Sete do balneário Curva do Rio, da Linha Carijinho.

Rodada adulto
Sábado - 15h

Lojas Benoit x Curva do Rio
Santa Bárbara B x Lancheria Ceolin
Linha Salete B x Linha Alta Fundos
AFUBRA x Os Indomáveis
Posto São Bernardo x São João
Domingo - 14h
Linha Salete B x Vinhos Fin
Santa Bárbara B x Os Indomáveis
AFUBRA x Lancheria Ceolin
Arroio Bonito x Posto São Bernardo
Ki-Festa x Santa Bárbara A

Azul e Branco
Os veteranos Azul e Branco de Sobradinho abrem a temporada neste domingo pela manhã, jogando em casa, no campo dos Wagner. O jogo é contra a equipe da Maieron. O treinador Gegeco avisa que a escalação é por ordem de chegada.

Clube 25 de Julho
O tradicional Torneio de Verão de Futsal promovido pelo Clube 25 de Julho de Arroio do Tigre em parceria com a Prefeitura está com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira, dia 16 de fevereiro. Serão disputadas as modalidades principal - masculino livre, veterano e feminino. Os jogos serão realizados no ginásio Tigrão. Inscrições com o Alemão das Baterias, na Baterias Tigre (3747-1120) ou no Clube (3747-2069).

Semifinalistas serão conhecidos hoje

Dois jogos ocorreram ontem no ginásio do bairro Maieron, na 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal. Ambos pelo veterano, definido uma das semifinais. O Tabacos Michelon venceu o Carnes de Bona e garantiu vaga na semifinal contra o Minetto/Gaúcha. O outro confronto será decidido hoje. A Farmácia Agafarma aguarda o adversário, que deve ser Gazeta/Benoit ou Pé de Bota, que se enfrentam na rodada de hoje. No Máster, a ordem dos confrontos também será definida hoje. Já estão classificadas as equipes da Farmácia Agafarma, Minetto/Gaúcha, Maieron e Linha Quatro.
Já na categoria adulto, Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde e MD-Pneus já estão classificados para as semifinais. Aguardam os adversários que saem da rodada de hoje.

Semifinais Veterano
Minetto/Gaúcha x Tabacos Michelon
Farmácia Agafarma x Gazeta/Benoit ou Pé de Bota

Quinta –feira -20h
Veterano
Carnes de Bona 3x7 Tabacos Michelon
Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí 11x4 Linha Quatro

Sexta-feira -19h15
Máster
Maieron x Linha Quatro
Veterano
Pé de Bota/Varz Gran Via T/Rot dog Pioneiro x Gazeta FM/Lojas Benoit
Adulto
Granja Bus/Com. Sitry /Mad Martin x Sobrauto-1988/Lagoão
Pé de Bota/Vz Gr Via T/Rot dog Pion x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Balanço Esportivo com Oli Weber, o Fata

Olá amigos do blog!!!
Aos amigos colorados, que no final da semana que passou, teve motivos para comemorar mais uma vitória no tradicional clássico grenal e ontem à noite não passou de um empate em 0 x 0 com o Ypiranga de Erechim, em uma noite de várias situações de gols perdidos.
Falando de nossas promoções locais, numa noite muito quente no bairro Maieron, grandes jogos movimentaram a 4ª Copa Verão de Futsal e na mesma noite, foi realizado o sorteio da camiseta do Inter em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer. A ganhadora foi Eloní Homrich Fim que ganhou concorrendo com a cautela nº 510.
Hoje à noite será realizada a entrega da camisetaa e também do valor arrecadado com a rifa no valor de R$ 2.000,00, à Diretoria da Liga, em um jantar festivo no restaurante Italianinho.
Em nome da associação dos Colorados de Sobradinho, um sincero agradecimento a todas as pessoas que colaboraram com a compra dos números.
Na oportunidade, será entregue também um certificado em nome da associação colorada, com o consulado a todos os sócios do sport Club Internacional no ano de seu centenário que será comemorado no mês de abril.
A todos, bom dia.

Colorados entregam camiseta hoje

Hoje à noite, durante jantar no Restaurante Italianinho, a Associação dos Colorados de Sobradinho organiza um jantar para entrega da camiseta oficial do Internacional de Porto Alegre, bem como do valor arrecadado com a rifa, para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. O sorteio ocorreu nesta quarta-feira à noite, no ginásio do bairro Maieron, durante a 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal. De acordo com o presidente Oli Weber, foram vendidos 1.000 números e o sorteado foi o 510, pertencente a Eloni Homirich, de Ibarama.
Rogério, Fata e Lovatto na divulgação do nome

Momento do sorteio da camiseta

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

São Bernardo e MD-Pneus já estão nas semifinais

Num dos melhores jogos da 4ª Copa Verão Sicredi de Futal, o Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde venceu a Vencal/Tabacos Virginia/Parizotto Veículos por 3x1 e garantiu vaga nas semifinais do certame que ocorrem na próxima semana. O jogo foi emocionante até o final, com o ginásio da Maieron completamente lotado. Os gols só saíram na segunda etapa. O Posto São Bernardo abriu 2x0, com Candinho e Maurício. A Vencal encostou no placar com Alan, mas Paulo Renato garantiu a segunda vitória sobre o adversário no certame e manteve a invencibilidade do São Bernardo. A Vencal briga pela vaga contra o Pé de Bota, no confronto da próxima sexta-feira.
No outro jogo do adulto da noite, o MD-Pneus venceu o Sobrauto/1988-Lagoão por 7x4 e também garantiu vaga nas semifinais da próxima semana. O jogo foi bastante equilibrado. O time segue invicto na competição. Já o Lagoão enfrenta a Granja Busatto/Com. Sitry /Mad Martin, decidindo a vaga, também na sexta-feira.
Nesta quinta-feira ocorre mais uma rodada. Serão dois jogos decisivos pelo veterano.

Terça –feira -19h15
Máster
Minetto/Gaúcha 14x1 Linha Quatro
Veterano
Tabacos Michelon 7x5 Linha Quatro
Carnes De Bona 4x8 Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí
São Jorge/Adv.Marcos Silveira 1x5 Pé de Bota/Varz Gran Via TUR/Rot Dog Pion

Quarta-feira -19h15
Máster
Oficina São Jorge/Açougue Rech 2x21 Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí
Veterano
Minetto/Gaúcha 5x3 Gazeta FM/Lojas Benoit
Adulto
Posto São Bern/Bat Carniel/Cas Verde 3x1 Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic
MD Pneus-Sta Cruz do Sul 7x4 Sobrauto-1988-Lagoão

Quinta –feira -20h
Veterano
Carnes de Bona x Tabacos Michelon
Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí x Linha Quatro

Sexta-feira -19h15
Máster
Maieron x Linha Quatro
Veterano
Pé de Bota/Varz Gran Via T/Rot dog Pioneiro x Gazeta FM/Lojas Benoit
Adulto
Granja Bus/Com. Sitry /Mad Martin x Sobrauto-1988/Lagoão
Pé de Bota/Vz Gr Via T/Rot dog Pion x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic
Sérgio Pilz, técnico do MD-Pneus

Seergio Guindane, técnico do Sobrauto/1988-Lagoão

Léo Rohers, técnico da Vencal

Sandro Huning, técnico do Posto São Bernardo

Dilamar Silva, técnico da Gazeta/Lojas Benoit
Simião, técnico do Minetto/Gaúcha

Papo Colorado...

Por Gileno de Pelegrin

Bom ano aos leitores do Blog do Papito e a todos os colorados e desportistas. Sempre é bom retornar escrever após mais uma previsível vitória sobre os fregueses da Azenha. Os tricolinos só ficaram com a posse de bola no primeiro tempo, devido a mais um gol relâmpago colorado em Gre-Nais, como havia sido na última goleada no ano passado. O outro motivo foi que a distribuição dos jogadores de meio campo colorado não foi das melhores com o Taison compondo esse setor e Alex no ataque. No segundo tempo Tite conseguiu equilibrar, pois liberou Taison com Nilmar no ataque e Andrezinho voltou a compor o triângulo com o Guina e Magrão na primeira linha do meio campo.
Com D’Alessandro cansado de apanhar o treinador colorado fez uma estratégia sensacional, escalau Kleber para compor uma linha de quatro no meio campo pela esquerda junto com Guina, Magrão e Andrezinho pela direita. Com isso o treinador colorado deu a posse de bola para o adversário se matar e não deu outra, num contra-ataque inesquecível e fulminante, com uma velocidade impressionante Taison e Nilmar deram números finais a mais um clássico Gaúcho. Esperamos que esse ano termine como começou com o colorado ganhando quase todas.

Hoje tem clássico na Copa Verão Sicredi

Nesta quarta-feira mais um grande clássico no ginásio da Maieron. Posto São Bernardo/Baterias Carniel/Casarão Verde x Vencal/Tabacos Virgínia/Parizzoto Veículos prometem fazer um jogo de grande emoção. As duas equipes são as grandes favoritas ao título juntamente com MD-Pneus de Santa Cruz.
Pelo Posto, estarão em quadra entre outros os jogadores Thiago, Paulo Renato, Betinho Hermes, Candinho, Leonardinho, Rodrigo, Kiko, Capelari, Éverton e Maurício. Pela Vencal jogam Paulo César, Tapejara, Bininho, Vitinho, Júnior, Alan, Mateus, Daison Carvalho,Vanto, Bininho e mais os reforços Anáro e Lefor.

Terça –feira -19h15
Máster
Minetto/Gaúcha 14x1 Linha Quatro
Veterano
Tabacos Michelon 7x5 Linha Quatro
Carnes De Bona 4x8 Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí
São Jorge/Adv.Marcos Silveira 1x5 Pé de Bota/Varz Gran Via TUR/Rot Dog Pion

Quarta-feira -19h15
Máster
Oficina São Jorge/Açougue Rech x Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí
Veterano
Minetto/Gaúcha x Gazeta FM/Lojas Benoit
Adulto
Posto São Bern/Bat Carniel/Cas Verde x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic
MD Pneus-Sta Cruz do Sul x Sobrauto-1988-Lagoão

Quinta –feira -19h30
Veterano
Carnes de Bona x Tabacos Michelon
Farmácia Agafarma/Salto do Jacuí x Linha Quatro
Minetto/Gaúcha x São Jorge/Adv.Marcos Silveira

Sexta-feira -19h15
Máster
Maieron x Linha Quatro
Veterano
Pé de Bota/Varz Gran Via T/Rot dog Pioneiro x Gazeta FM/Lojas Benoit
Adulto
Granja Bus/Com. Sitry /Mad Martin x Sobrauto-1988/Lagoão
Pé de Bota/Vz Gr Via T/Rot dog Pion x Vencal/Tab. Virg./Pariz Veic

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


Quais são os benefícios 
da atividade física?

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
Fonte: Portal do Esporte

Arbitragem na Mesa de Esportes

A arbitragem responsável pela 4ª Copa Verão Sicredi de Futsal participou da Mesa de Esportes da Gazeta FM nesta terça-feira. Ao lado de Fábio Silveira, Dilamar Silva e Paulo Papito Duarte, Cesar Kniphoff e Eduardo Krainovic falaram sobre os lances do Grenal, bem como elogiaram a competição que está ocorrendo na Maieron. "Jogos de alto nível que nos supreenderam. A qualidade das equipes é fantástica", elogiaram. No final, Cesar Kniphoff também parabenizou o blog, como forma de incentivo ao esporte em todo o Estado. Em seguida eles também visitaram a redação do Jornal Gazeta da Serra.

Frantiesco e Cálvin, campeões no street boll

Finalistas da competição com Anaro

Árbitro da partida

Jogos disputados na Praça Valacir Cremonese
Gerson Lisboa e Anaro Paim

Bom público durante o evento

No último sábado, na Praça Valacir Cremonese em Sobradinho, ocorreu o 1º Torneio de Street Boll. Depois de 22 jogos, a dupla Frantiesco e Cálvin sagrou campeã, ao vencer na final a dupla Lizandro e Gustavo, num jogo muito equilibrado. De acordo com o diretor de esportes de Sobradinho, Anaro Paim, a competição foi um sucesso, tendo a participação de 12 duplas e um público de 100 pessoas. A promoção foi da Prefeitura Municipal de Sobradinho, através do Departamento do Desportos da Secretaria da Educação.